Mensagem do Senhor Presidente da República por ocasião da comemoração do 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha.

A data de hoje evoca um dos mais importantes episódios da história do Brasil. No dia 11 de junho de 1865, travava-se a Batalha Naval do Riachuelo, em que tantos brasileiros não hesitaram em sacrificar a própria vida para defender a soberania do País.

O Brasil para sempre lembrará o heroísmo de patriotas daquele 11 de junho – o Almirante Barroso, o Guarda-Marinha Greenhalgh, o Marinheiro Marcílio Dias. E para sempre honrará a memória dos combatentes que, de forma anônima, se entregaram exemplarmente ao cumprimento do dever.

A Batalha do Riachuelo foi um marco para nosso País e para nossa Marinha. Ali se formou o espírito que continua a animar os homens e mulheres de nossa Força Naval.

Dia após dia, a Marinha desincumbe-se com profissionalismo da elevada missão que a Constituição Federal atribui às Forças Armadas: a defesa da Pátria e a garantia dos poderes constitucionais. Zelosa guardiã de nossa integridade, a Marinha assegura a livre navegação na Amazônia Azul, de incalculável biodiversidade e vastas riquezas.

Assegura a proteção de nossas águas interiores, de alto valor estratégico. Com a incorporação, em futuro próximo, do porta-helicópteros Atlântico, a Marinha terá sua capacidade de combate atualizada e reforçada.

Nas missões de paz, a excelência com que sempre atua granjeou-lhe respeito e admiração mundo afora. Respeito e admiração que se têm aprofundado ante a liderança brasileira do componente naval da Força Interina das Nações Unidas no Líbano.

Também em suas funções subsidiárias, destaca-se a Marinha pelo empenho e pela eficiência. Na Amazônia e no Pantanal, nossa Força Naval leva atendimento médico a populações ribeirinhas situadas em pontos de difícil acesso. Nas ações de Garantia da Lei e da Ordem, em todo o território brasileiro, tem sido fundamental a participação da Marinha.

A Marinha soma, ainda, importantes esforços ao objetivo maior de desenvolvimento do Brasil. Concorre para a constante elevação do patamar científico e tecnológico do País. Nossa Força Naval é responsável pela formação de recursos humanos altamente qualificados, por programas estratégicos para a Base Industrial de Defesa, por atividades de pesquisa na Antártica e nas ilhas oceânicas.

Aos militares e servidores civis da Marinha, o Brasil renova seu reconhecimento, na certeza de que nossa Força Naval estará sempre à altura da nobre missão de servir ao País.

Àqueles que são agraciados com a comenda da Ordem do Mérito Naval, nosso agradecimento pela colaboração com a Marinha.

Celebremos, hoje, com justificado orgulho, todos os brasileiros, a nossa Marinha.

MICHEL TEMER
Presidente da República Federativa do Brasil



 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.