No período de 10 a 14 de abril, o 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) realizou o Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP), nos municípios de Caçapava/SP e Jambeiro/SP. A atividade contou com a participação de 675 militares brasileiros da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.

Durante esse período, a tropa foi submetida a alguns incidentes, dentro e fora do aquartelamento do Forte Ipiranga, recriando o ambiente que poderá ser encontrado no Haiti. As principais atividades do EBOP foram o patrulhamento a pé e motorizado, a localização e socorro às vítimas de acidentes, a segurança de instalações e de autoridades, escolta de comboios, progressão em ambiente urbano e Cooperação Civil-Militar (CIMIC). Essas ações foram executadas com o apoio do Centro de Avaliação de Adestramento do Exército Brasileiro (CAADEx), o qual verificou as condições da tropa para o cumprimento da missão no Haiti.

O exercício foi coroado com a Operação KAOS, na qual foi feita a simulação da passagem de um furacão, com o acionamento do Destacamento de Resposta Inicial (DRI), isolamento da localidade de Jambeiro/SP, apoio a ajuda humanitária, operação de controle de distúrbios, evacuação de civis, resgate de reféns e Ação Cívico-Social.

O EBOP juntamente com o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), que será realizado entre os dias 18 e 28 de abril, está inserido na fase final do preparo da tropa denominada de adestramento, sob a coordenação do Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB).

O 26º Contingente Brasileiro de Missão de Paz tem a previsão de embarque para o Haiti no dia 16 de maio, em substituição aos militares do BRABAT 25 que estão naquele país.

FONTE e FOTOS: Sec Com Soc 12ª Brigada Aeromóvel