Militares do 5o Batalhão Logístico especializados na manutenção de canhões  no terceiro escalão apoiaram o 5o Regimento de Carros de Combate – “Regimento Tenente Ary Rauen” – a ampliar a vida útil do armamento, dar mais precisão aos tiros e prover mais segurança aos operadores das VBCCC Leopard 1A5 BR, entre os os dias 10 e 13 de julho de 2017.

Os militares utilizam o Boroscópio Kappa, de origem alemã, com um kit específico para o carro de combate Leopard 1A5 BR e seu canhão de 105 milímetros. Com esse aparelho, é possível visualizar e registrar o interior dos tubos com câmera de alta definição.

O boroscópio permite avaliar detalhadamente possíveis fissuras no interior dos tubos e assim diagnosticar defeitos antes que eles se tornem um risco a segurança do pessoal e do material. Essa a manutenção preventiva representa, também, uma grande economia de recursos.

Os tiros do Leopard 1A5 BR causam, naturalmente, desgaste nos tubos. A crescente modernização e o uso de munições mais potentes e com maior alcance submete o equipamento a pressões cada vez maiores, o que torna extremamente importante esse tipo de atividade.

FONTE: 5º RCC, a força do aço e a fibra dos heróis!