gmf_01

No período de 19 a 23 de setembro, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF) recebeu em suas instalações uma comitiva do Exército da Indonésia, composta pelo Major Dian Akhmad Arifandi, do Capitão Bayu Ardhitya Nugroho, do 1º Tenente Alexander Argo Guntoro e do 2º Tenente Pratomo Aji, para participarem de um estágio técnico e de conhecimentos táticos sobre o emprego do Sistema de Mísseis e Foguetes – ASTROS.

No ano de 2012, o Exército da Indonésia assinou com a indústria de Defesa Nacional, por meio da empresa AVIBRAS Indústria Aeroespacial S.A., a compra de dois Grupos do Sistema ASTROS, na sua versão mais moderna (MK6), que foram totalmente entregues neste ano. O Sistema ASTROS, com esses veículos de última geração, é capaz de lançar diferentes tipos de foguetes com alcances que variam entre 10 e 90 km, e o míssil MT-300 (Míssil Tático de Cruzeiro), em desenvolvimento pelo Exército Brasileiro e pela Empresa AVIBRAS, que poderá alcançar até 300 km.

gmf_02

As instruções ministradas pelos instrutores do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes abordaram temas referentes aos processos de Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição (REOP), experiências logísticas para o transporte do material e conhecimentos doutrinários sobre o emprego tático do Sistema ASTROS. Os militares estrangeiros ainda tiveram a oportunidade de participar de instruções táticas no Campo de Instrução de Formosa e de presenciar uma Bateria de Mísseis e Foguetes, ocupando uma Posição de Tiro e realizando uma rajada com foguetes SS-30.

No dia 23 de setembro, o Sr Coronel Aviador Budhi Achmadi, Adido da Defesa/Naval, do Exército e da Aeronáutica da República da Indonésia visitou o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, participando de uma Formatura Geral da Unidade e das atividades previstas para esse dia.

FONTE e FOTOS: EB