São João del-Rei (MG) – O 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BIMth) realizou, dia 13 de abril, uma solenidade militar em homenagem aos 73 anos da “Tomada de Montese”. Celebrar essa data é rememorar os feitos dos heróis brasileiros que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e participaram da luta contra o regime nazifascista que se alastrava pela Europa. Homenagear esses homens, muitos deles filhos de São João del-Rei, é manter viva a chama do sentimento de liberdade, tão presente na terra onde nasceu Tiradentes, protomártir da Independência do Brasil.

Nas palavras do comandante do IV Corpo de Exército dos Estados Unidos, General Crittenberger, se referindo à Tomada de Montese, “só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a divisão brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.

A solenidade contou com a presença de dois ex-combatentes da FEB, o Major Ivan Esteves Alves e o Soldado Edson de Souza Campos, que combateram em solo europeu durante o conflito. Participaram, ainda, do evento o antigo Comandante do 11º BIMth, General de Exército R1 Rômulo Bini Pereira; o General de Exército R1 Jarbas Bueno da Costa; o Comandante da 4ª Região Militar e antigo Comandante do 11º BIMth, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho; além de outros oficiais generais da ativa e da reserva; comandantes de organizações militares e convidados.

A Tomada de Montese

No dia 14 de abril de 1945, em Montese, Itália, teve início o árduo combate travado pelos integrantes da FEB, por ocasião da Segunda Guerra Mundial. A conquista de Montese era fundamental, pois caracterizava a ruptura da linha defensiva alemã no vale do Rio Panaro, conhecida como “linha Gengis Khan”, e abria caminho para o avanço aliado rumo à planície do Rio Pó.

As forças brasileiras atacaram Montese, no intuito de conquistar este ponto estratégico, alcançando franco êxito com os soldados do então 11º Regimento de Infantaria, hoje 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, que constituiu a principal frente no centro da operação ofensiva.

 

2 Comments

 

  1. 19/04/2018  11:53 by CARLOS E KWIATKOSK Responder

    MUITO BEM LEMBRADO MEU CARO BY JOHAM E DAN ESTAR SEMPRE NOS AVIVAMOS ALMA SOBRE OS VERDADEIROS HERÓIS DE NOSSO PAÍS

  2. 18/04/2018  11:58 by Johan Responder

    Verdadeiros heróis que, infelizmente, são pouco lembrados nesse país tão injusto que prefere exaltar jogadores que só pensam no próprio bolso. Parabéns guerreiros pela vitória!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.