O A-9M é um veículo subaquático autônomo (AUV) projetado e fabricado pela ECA Group. O AUV é desenvolvido especificamente para atender às necessidades de marinhas em todo o mundo.

O veículo oferece mais confiabilidade e compactação em comparação com os outros AUVs no segmento AUV de tamanho médio. Pode executar uma série de missões de contramedidas de minas (MCM), tais como levantamento de guerra de minas, identificação, análise e classificação de minas subaquáticas.

O AUV é compatível com as normas STANAG 1364 e pode ser facilmente implementado usando embarcações pequenas, barcos infláveis ​​de casco rígido (RHIBs) e outros navios de superfície não tripulada (USVs).

O AUV foi demonstrado com sucesso pelo Grupo ECA no Exercício Internacional de Contingências contra Minas (IMCMEX-16) realizado no Golfo Pérsico em abril de 2016 e os exercícios do Open Spirit 2018 em junho de 2018.

O AUV demonstrou com sucesso sua confiabilidade, eficiência operacional e capacidade de guerra de minas subaquáticas durante os exercícios.
Projeto e recursos A9-M AUV

O veículo subaquático foi desenvolvido incorporando técnicas arquitetônicas modulares, que permitem fácil manutenção do veículo. A estrutura compacta do veículo permite que os operadores o usem para uma ampla variedade de missões MCM. Pode classificar os objetos da mina com base nas condições ambientais e no tipo de leito marinho.

O AUV pode ser implantado mesmo nas condições ambientais mais adversas e pode suportar alta turbulência das ondas. Produz assinaturas magnéticas e acústicas muito baixas para evitar o acionamento de minas submarinas sensíveis. “O veículo pode atingir uma velocidade máxima de 5kt e navegar a uma velocidade nominal de 3kt.”

O veículo pode ser facilmente integrado aos sistemas de contramedidas de minas não tripuladas (UMCMS) e pode ser associado a USVs e veículos de eliminação de minas (MDVs), incluindo K-STER C e SEASCAN MK2.

O AUV tem um comprimento de 2 me um diâmetro corporal de 0,23 m. Ele pode operar a uma profundidade operacional de 3 a 200 m, que pode ser estendido com base nos requisitos da missão. O peso do veículo subaquático é de 70 kg.
Cargas e sensores de A-18M AUV

O A-9M AUV apresenta uma gama de cargas para atender a vários requisitos de missão. É equipado com um avançado sonar de varredura lateral que oferece um alto grau de precisão na detecção e classificação de minas.

O sonar utiliza frequências duplas simultâneas de 455kHz, 900kHz ou 600kHz. A resolução transversal do sonar é de 2,4 cm, enquanto a largura do feixe horizontal é de 0,34º. A faixa de faixa oferecida pelo sonar é de aproximadamente 2x150m a 455kHz e 2x75m a 900kHz.

Outras grandes cargas a bordo do veículo incluem equipamento de vídeo de alta definição, sensor de condutividade, temperatura e densidade (CTD) e sensores ambientais. O veículo é ainda equipado com um sistema de prevenção de obstáculos, equipamento de detecção de falhas e vazamentos, luz estroboscópica, controle remoto local e sistema de alerta de emergência.

Ele pode ser opcionalmente equipado com cargas úteis, como um sistema de rastreamento de linha de base ultracurta (USBL), sonar de varredura lateral interferométrica, bem como ferramentas de manuseio e manutenção.
Navegação e comunicação

Os requisitos de navegação do veículo subaquático não tripulado são atendidos por um sistema de navegação inercial, um log de velocidade de doppler (DVL) e um sistema de posicionamento global (GPS).

O equipamento de comunicação a bordo inclui rádios, Wi-Fi embutido, Ethernet, sistemas de comunicação por satélite acústicos e opcionais.
A9-M propulsão e desempenho do AUV

O A9-M AUV é equipado com uma unidade de energia, que tem capacidade para gerar uma potência máxima de 2.1kWh. O veículo pode atingir uma velocidade máxima de 5kt e navegar a uma velocidade nominal de 3kt.

O AUV oferece uma autonomia máxima de 20 horas quando equipado com duas secções de energia.

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.