François De Bray

Por Luiz Padilha

destaqueDurante nossa visita a linha de montagem do H175 em Marignane-França, o DAN teve o privilégio de conhecer o Sr. François De Bray, especialista do H175 na equipe de Marketing da Airbus Helicopters, que gentilmente nos recebeu e nos mostrou todos os detalhes e características da construção da aeronave.

Mais uma vez, agora no Brasil, tivemos o prazer de nos reencontrar na apresentação aos jornalistas brasileiros do novo helicóptero da Airbus.

O H175 é um helicóptero bi-motor médio projetado para operar de forma rentável em operações exigentes. A Airbus Helicopters projetou o H175 baseado no feedback que recebe de seus clientes, o que trouxe enormes benefícios para a empresa na hora de projetar a nova aeronave.

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Dentre os benefícios mais marcantes estão, o maior de volume disponível por assento, oferecendo mais conforto aos passageiros, a manutenção simplificada, resultando em maior disponibilidade da aeronave, muito mais simples de voar. O H175 foi projetado para atender aos mais recentes padrões de segurança.

O H175 pode ser operado de várias formas por seus operadores, como poderemos observar abaixo com suas variadas configurações.

Para as operações Off-shore (Petróleo & Gás), a aeronave possui ampla cabine que pode receber de 16 à 18 passageiros, grandes portas para fácil acesso, arranjo de assentos escalonados, para o máximo de conforto dos passageiros, grande compartimento de bagagem acessível dos dois lados, baixíssimo nível de vibração, saídas de emergência de fácil utilização e dois botes salva-vidas externos para 18 passageiros.

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Outra característica importantíssima é sua autonomia para não só operar off-shore, mas também em outros nichos como a aviação executiva e serviços públicos.

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Na configuração SAR/EMS, a maior cabine em sua classe permite ajustes flexíveis com melhor acesso à cabine, Hoist com dupla velocidade, sistema eletro-ótico montado no nariz da aeronave, proteção contra gotejamento da água durante as operações de resgate, console para operador dos sensores, capacidade de operar com Night-Vision Goggle (NVG) e um sistema de flutuação de emergência certificado até Mar 6.

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Na configuração para operações policiais, a grande cabine permite missões polivalentes, com o sistema eletro-ótico montado no nariz da aeronave, console para operador dos sensores, grandes portas para saída facilitada, pontos em ambos os lados para operar fast-rope e  assentos com absorção de energia.

H175 Walkaround     

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Na configuração executiva/VIP, a aeronave oferece níveis mais elevados de conforto, em um ambiente mais calmo, com janelas com vidros duplos, ar condicionado com regulagem em zona dupla, assentos na versão Executiva para 12/09 passageiros e na VIP, para 6-8 passageiros. A Airbus Helicopters oferece três diferentes harmonizações para o interior: Rhapsody, Symphony e Allegory.

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Helionix – A última palavra em aviônicos da Airbus Helicopters

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Os novos aviônicos oferecem uma assistência aos pilotos incomparável, com uma interface homem-máquina intuitiva. A aeronave conta com o novo sistema de alerta Explicit, extensas funções do sistema de auto-monitoramento, exibição do sistema de monitoramento de voo on-demand Innovative, Airbus Helicopters dual-duplex 4-axis Automatic Flight Control System (AFCS) para precisão e estabilidade da aeronave, mesmo nas condições mais adversas de tempo. Novos modos de AFCs, com sistema de recuperação automática em caso de desorientação piloto e proteção do envelope de vôo original.

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O H175 é impulsionado por 2 motores Pratt & Whitney PT6C-67E, cada um despejando 1,776 shp de potência controlados por um FADEC de duplo canal. Em caso de necessidade de se operar com apenas um motor, o PW PT6C-67E pode por 30 segundos atingir até 2,067 shp (One Engine Inoperative(OEI)).

H175-Painel-3O H175 voa a uma velocidade de cruzeiro de 150 nós, possuindo uma VNE de 165 nós.  A aeronave conta com Sistema duplo de Gerenciamento de Voo (FMS), TCAS II acoplado ao piloto automático, permitindo evitar colisão automática, se utiliza do conceito de cockpit comum Airbus Helicopters HMI e fornece ao piloto consciência situacional melhorada com o mapa digital integrado com o sistema HTAWS de visão sintética.

Suporte & Serviços

O conceito de manutenção do H175 é definido em colaboração com os operadores para uma maior eficiência operacional, combinando maior disponibilidade de aeronaves e menores custos operacionais.

O suporte e serviços do H175 foi totalmente revisado e introduz novos e valiosos recursos tais como:

• Planejamento otimizado de manutenção programada, com base em feedback operacional coletado a partir de operadores através do método MSG-3 e continuamente melhorado graças a um processo de manutenção pró-ativo.

H175-manutenção

• O portal do cliente Keycopter® oferece um acesso interativo aos pedidos de peças de reposição com rastreamento e gerenciamento de componentes. Acesso a publicações técnicas eletrônico através da Web de forma interativa com procedimentos de manutenção em 3D para trabalhos de manutenção complexos, acessado através do novo visualizador O.R.I.O.N.

• Monitoramento de Dados de Voo de helicóptero permitindo melhorias de segurança, procedimentos operacionais e de treinamento.

Uma equipe dedicada de especialistas de Suporte & Serviços, estará sempre pronta para atender aos usuários do H175.

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1 Comment

 

  1. 15/06/2015  20:33 by Proud

    Sempre fui fã de helis, mas as máquinas da Airbus são obras primas da engenharia e se distinguem entre os demais.
    Parabéns ao DAN pela matéria.

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