SwedishNH90-ASW

A Airbus Helicopters entregou o primeiro helicóptero NH90 sueco na configuração de guerra antisubmarino (ASW) para a FMV (Försvarets MaterielVerk). O helicóptero, totalmente qualificado, possui um sistema de missão totalmente personalizado que inclui, sonar de imersão, radar tático e uma cabine mais ampla, que visa oferecer um melhor espaço interior.

“Em termos de versatilidade e personalização, o NH90 ASW sueco demonstra os benefícios de um helicóptero com uma plataforma flybywire integrada e muito poderosa”, disse Wolfgang Schoder, chefe de Programas Governamentais da Airbus Helicopters, que completou dizendo que a aeronave é “Especialmente adaptada para as suas missões navais e no ambiente operacional do Mar Báltico, e que é muito adequado para as necessidades do cliente”.

No total, a Suécia encomendou 18 helicópteros NH90, sendo que 13 deles equipados para as missões de Busca e Salvamento (SAR) e 5 na configuração ASW. Na entrega dessa aeronave, a FMV e a NHIndustries assinaram um contrato para alterar a configuração de SAR para ASW, dos quatro modelos já entregues, passando para nove aeronaves ASW e nove SAR.

Antes de ser entregue, a aeronave foi exaustivamente testada pelo grupo de recebimento sueco em Donauwörth e voando sobre a água em Marignane.

Várias Forças Armadas operam o NH90 nas versões SAR, Transporte Tático, ASW e de vigilância sobre o mar. “Com 260 NH90 já entregues para 13 países diferentes e cerca de 100.000 horas de voo em operação, este helicóptero que é comprovado em combate, agora está confirmando o seu valor nas mãos dos clientes mais exigentes em todo o globo”, Disse Schoder.

FONTE: AH
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.