O lendário helicóptero britânico Lynx, iniciou ontem a sua despedida do serviço ativo na Royal Navy.

Por Guilherme Wiltgen

Após 41 anos no serviço ativo da Royal Navy (RN), e mais de 490.000 horas de voo, a Fleet Air Arm realizou ontem (17), um “Flypast” com quatro helicópteros Lynx Mk8 no sul da Inglaterra, que se estendeu até Londres.

Os quatro helicópteros do 815 Naval Air Squadron, baseado na RNAS Yeovilton, em Somerset, decolaram as 10Hs (7h no horário de Brasília), característico da pontualidade britânica, para iniciar a sua despedida.

Foto: The Helicopter Museum

O “Flypast” foi divido em duas etapas, sendo uma na parte da manhã que incluiu Yeovil, onde se localiza a fábrica da Leonardo Helicopters (ex-AgustaWestland e Westland) e o Helicopter Museum, em Weston-Super-Mare.

No período da tarde, sobrevoaram a ex-RNAS Portland, que durante muitos anos foi a base dos Lynx da RN, Portsmouth, RAF Odiham, Londres, a Base de Middle Wallop (British Army) e finalizando na RNAS Yeovilton.

A cerimônia militar de descomissionamento do Lynx Mk8 vai ocorrer no dia 23 de março, em Yeovilton.

Chegada das aeronaves a RAF Odiham

O Lynx entrou em serviço na Fleet Air Arm em 1 de Setembro de 1976, e teve o seu batismo em combate em 1982, durante a guerra das Falklands/Malvinas. Posteriormente participou de outros conflitos como a Guerra do Golfo.

Lynx HAS2 a bordo da HMS Broadsword armado com dois mísseis Seaskua e equipado com MAD.

A versão Mk8 está sendo substituída pela nova geração do Lynx, o AW159, que na RN foi designado Wildcat HMA2.

O Lynx ainda voa em várias marinhas pelo mundo com os modelos Super Lynx, inclusive na Marinha do Brasil, uma das primeiras operadoras do Lynx (1978).

Após a aposentadoria do Mk8, ainda vão restar 102 Super Lynx em uso operacional em 11 nações, e mais 9 Lynx Mk9A, do Army Air Corp (AAC), que serão descomissionados do exército britânico em março 2018.

Chegada dos tripulantes a RNAS Yeovilton após o Flypast

FOTOS: The Helicopter Museum, RAF Odiham e Royal Navy

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.