Argentina definiu a compra de seis caças-bombardeiros junto à França

Conforme o site Infobae noticiou, o Ministério da Defesa da Argentina, decidiu em junho pela compra de 6 aeronaves Dassault-Breguet Super Étendard (SUE), por USD 10 milhões. Os caças-bombardeiros que podem ser utilizados a partir de porta-aviões e foram projetados pela Dassault-Breguet para a Marinha Francesa.

O Super Etendard foi utilizado pela Argentina na Guerra das Malvinas em 1982, quando a aeronave disparou mísseis Exocet contra navios de guerra ingleses a partir do porta aviões ARA 25 de Mayo(SIC). O baixo orçamento impactou profundamente na capacidade de financiamento necessário para manter voando as aeronaves do 2º Esquadrão de Caça e Ataque da Aviação Naval, Base Naval Comandante Espora.

SUEs em Toulon

Segundo o site Zona Militar, seriam 5 SUEs para a Armada Argentina com peças de reposição e suprimentos necessários para seu bom funcionamento, porém, não se sabe se será a versão modernizada.

Super Etendard Modernizado - SEM

Nota do Editor: Acreditamos que esses SUEs devem ser da versão modernizada, pois a Marinha Francesa desativou no ano passado seus últimos SUEs operacionais. Porém, todas as notícias de reaparelhamento das Forças Armadas Argentinas necessitam de confirmação oficial, pois muitas anunciadas anteriormente, nunca foram confirmadas.

(SIC) Os SUEs decolaram da Base Aérea de Rio Grande para o ataque á navios ingleses reportados, o que culminou com o afundamento do HMS Sheffield.