Porto Príncipe (Haiti) – No dia 4 de agosto, o 26º contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) promoveu uma jornada de atividades de Cooperação Civil-Militar (CIMIC) na instituição “Fraternité Notre Dame”, localizada na área rural da Capital haitiana.

Durante a ação, as crianças atendidas pela entidade tiveram a oportunidade de assistir a palestras educativas, participar de atividades recreativas, receber atendimento médico e consumir o almoço e um lanche confeccionados pelo Setor de Aprovisionamento do Batalhão. Ao todo, foram mais de 200 atendimentos, dentre os assistidos pela instituição e membros da comunidade local.

Além dessas atividades de cunho social, o Capelão do BRABAT 26 presidiu uma celebração religiosa, no idioma “creole” (falado no Haiti). Esta ação contribuiu sobremaneira para consolidar os laços de amizade entre a tropa brasileira e a sociedade haitiana, destarte nesse momento em que o Batalhão desmobiliza meios, instalações e efetivos, a fim de concluir essa exitosa missão.

Durante os 13 anos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), os contingentes militares brasileiros realizaram uma série de atividades de CIMIC, que permitiram uma maior aproximação dos nossos efetivos junto à população menos assistida do país. Esse contato, além de possibilitar uma cooperação no esforço de ajuda humanitária, possibilitou que a tropa das Forças Armadas brasileiras evidenciasse o seu respeito, afeição e simpatia pelo povo haitiano.

FONTE: BRABAT 26

 

1 Comment

 

  1. 08/08/2017  13:57 by FERNANDO

    Dizem que não existe florestas no Haiti.
    Tem que melhor muito as coisas por lá.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.