O governo brasileiro está aberto a uma cooperação da Embraer com a Boeing, mas não está disposto a ceder a ‘golden share’ acionária que lhe assegura o controle de uma companhia estratégica, disse nesta sexta-feira (22) o presidente Michel Temer.

“É bem-vinda a injeção de capital estrangeiro. Não se examina a questão de transferência” do controle acionário, afirmou Temer durante encontro com jornalistas em Brasília.

“Toda parceria é bem-vinda. O que não está em cogitação é a transferência do controle”, insistiu o presidente, ao se referir à Embraer, uma empresa emblemática da indústria nacional, terceira fabricante mundial de aviões, líder no segmento de aeronaves de até 150 lugares e com importante presença no setor da Defesa.

A gigante americana Boeing e a brasileira Embraer revelaram na quinta-feira que discutiam uma aliança que, segundo o Wall Street Journal, se daria mediante a compra de ações do grupo brasileiro.

Em um comunicado conjunto, os dois grupos explicaram, no entanto, que “não há garantia de que estas discussões concluam em alguma transação”, visto que esta dependerá, antes de tudo, da aprovação do governo brasileiro e de entidades reguladoras.

Surgida como estatal em 1969, a Embraer foi privatizada em 1994, mas o Estado brasileiro preservou uma ‘golden share’, que lhe permite intervir em questões estratégicas.

O anúncio fez dispararem as ações da voadora brasileira, que fecharam na quinta-feira em alta de 22,5% na bolsa de São Paulo, após terem chegado a registrar valorização de mais de 30%.

Nesta sexta-feira, os papéis da companhia apresentavam grandes oscilações, de ligeiramente negativas a altas que chegaram a 6%. Os anúncios de Temer moderaram os impulsos no fim da manhã e por volta das 13H57 subiram 2,72%.

FONTE: AFP
FOTO: Ilustrativa

 

18 Comments

 

  1. 26/12/2017  0:54 by Marcos Responder

    O Brasil tem uma reserva internacional em torno dos quatrocentos bilhões de dólares Que tal o governo comprar a Boeing e ter bastante lucro? A Boeing tem ações na Bolsa? Se sim, então essa compra seria possível. Mas o governo americano não deixaria. Porque ? Não é livre mercado? Mas a operação ao contrário é possível. Então quem é o país idiota? Onde está o livre mercado?

    • 26/12/2017  10:36 by Bardini Responder

      Nossa. Que baita argumento.

  2. 23/12/2017  17:04 by Curiango Responder

    Os Estudunidenses já são donos da Embraer. Não querem um Brasil com uma empresa de sucesso no mundo.

  3. 23/12/2017  16:36 by Teropode Responder

    Lembro da privatização, a Golden share foi uma garantia exigida por Itamar Franco, vamos aguardar pelos próximos movimentos, uma associação com a criação de uma joint venture pra vendas em comum séria mais adequado, me arrisco a dizer que a SAAB séria o terceiro membro deste time, eles possuem produtos que completaram está empresa "associada" gigante!

  4. 23/12/2017  12:06 by Jonas Responder

    Os .... entraram em pânico e pregaram o fim do mundo antes mesmo de se informarem. Lamentável rs rs

  5. 23/12/2017  1:20 by Gil Responder

    As ações estão em bolsa, se quiserem podem ate comprar, sem problema
    mais não vão poder levar ela daqui, ou transformar la em mais uma subsidiaria

    Viva a Golden Share.

  6. 23/12/2017  0:39 by Francisco Braz Responder

    SE houver troca de ações e as "golden share" ficarem nas mãos do governo brasileiro, não vejo problema. A EMBRAER se associar com a BOEING pra se completarem, é ótima opção. SE é para vender todo o controle... É ótimo para os investidores, para o capital, mas uma lenha para o Brasil e para seu governo, pois o desemprego será ainda maior e sem possibilidade de absorver a mão-de-obra dispensada pela transferência das linhas de montagem para os USA.

  7. 23/12/2017  0:25 by HMS TIRELESS Responder

    Senhores, que tal deixar a hipocrisia de lado? A verdade é que essa grita toda se deu e se dá pelo fato da empresa interessada ser a Boeing, que é norte-americana ( para alguns "estadunidense"). Fosse a empresa interessada a COMAC, a AVIC ou a UAC (estatais chinesas e russas) estariam todos comemorando.....

    A verdade é que salvo honrosas exceções muitos que agora fingem indignação sempre achincalharam a EMBRAER chamando-a de "empresa norte-americana ", tudo isso pelo fato da mesma ter se recusado a receber um burocrata russo que está na lista negra do departamento de estado dos EUA...
    .
    Ah! apenas para informar que o Cel. Osires Silva, criador da EMBRAER, deu uma entrevista onde se disse muito honrado com o interesse da Boeing e entende ser muito positiva uma parceria entre as empresas. Que coisa não!?😉

    • 23/12/2017  13:40 by Thiago Responder

      Nossa, eu ia dizer o mesmo! Porque a Boeing não pode? E se fosse outra, poderia? É muita choradeira para nada, se a Boeing quiser ela compra atraves de ações na bolsa, as ações da Embraer são um convite. É uma empresa em crescimento continuo, e vem tendo destaque. Já observou que são sempre os mesmos que reclamam, os que criticam tudo e nunca estão satisfeitos com nada? Rs

  8. 22/12/2017  23:03 by Edson Responder

    Vocês que se virem, já mudei meu nome pra Bill . . . . .

  9. 22/12/2017  22:06 by Esteves Responder

    O Brasil não fabrica aviões, não fabrica carros, não fabrica caminhões, não fabrica nem motocicletas. O Brasil monta. Significa que não temos propriedade industrial sobre aquilo que montamos. Pagamos royalties. A Embraer não é a FAB. A Embraer é uma empresa de aviação civil com foco na produção de jatos regionais. Tucano e KC290 são projetos da FAB montados pela Embraer.

  10. 22/12/2017  21:31 by Leonardo Rodrigues Responder

    Eu cantei a pedra. Nunca tivemos uma fábrica, nunca foi nossa.

    • 23/12/2017  15:57 by JLM Responder

      Cantou a pedra errada, sua postagem é ridícula.

      • 23/12/2017  16:18 by HMS TIRELESS Responder

        Amigo JLM, esperar o quê dos arautos do atraso?

      • 23/12/2017  18:15 by João Rodrigues Responder

        Todas as postagens desse sujeito são ridículas. Ele sonha em viver em um país vermelho mas não sai do Brasil.

    • 26/12/2017  10:38 by Bardini Responder

      Você pode ter Embraer, Boeing, Airbus e etc... Abra uma carteira de ações e seja dono de todas.

  11. 22/12/2017  18:01 by Fred Responder

    PHA sempre afiado, vai ao ponto:

    "Temer vende Força Aérea ao Pentágono"

    • 23/12/2017  0:12 by HMS TIRELESS Responder

      Melhor dizer: PHA, a mando do seus patrões (os mesmos que semearam a atual recessão), joga conversa fiada no ventilador....
      .
      A verdade é que fosse aquela notória empreiteira que estivesse querendo comprar a EMBRAER pára fatalmente fazer o mesmo que fez com a Mectron, o sabujo anão estaria comemorando..

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.