CINGAPURA (Reuters) – A China está pronta para manter discussões e trabalhar com os Estados Unidos para resolver as disputas comerciais porque as duas maiores economias do mundo só têm a perder com o confronto, afirmou nesta terça-feira (6) o vice-presidente chinês, Wang Qishan.

Pequim e Washington adotaram tarifas sobre os produtos uns dos outros nos últimos meses, em uma disputa comercial que vem afetando os mercados financeiros e provocando dúvidas sobre a economia global.



O foco agora está sobre a reunião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente chinês, Xi Jinping, no final do mês. Trump ameaçou impor mais tarifas sobre US$ 267 bilhões em importações chinesas, se os dois países não chegarem a um acordo sobre o comércio.

“Tanto a China quanto os EUA adorariam ver uma maior cooperação econômica e comercial”, disse Wang ao Fórum Bloomberg New Economy em Cingapura.

“O lado chinês está pronto para ter discussões com os EUA sobre questões de preocupação mútua e trabalhar por uma solução em relação ao comércio aceitável para ambos os lados”, disse ele.

“O mundo hoje enfrenta muitos problemas que exigem cooperação próxima entre China e Estados Unidos”, completou ele. “Acreditamos que a China e os EUA vão ganhar com cooperação e perder com confronto.”



 

5 Comments

 

  1. 07/11/2018  7:37 by Claudio Luiz Responder

    Com certeza o aumento das tarifas impactou o comércio exterior chinês com os EUA.
    Vão ter que sentar e discutir um novo modelo que atenda as pretensões de ambos países.

  2. 06/11/2018  23:52 by PRAEFECTUS Responder

    Trump de fato,

    com sua visão está fazendo toda a diferença no comando deste embate com a China. Muitos não compreendem o que ele está fazendo.

    Mas de facto, é espetacular sua frieza e senso aguçado para trazer os china a mesa de negociação. Porque é notória a inflexibilidade(pra dizer o mínimo) do governo chinês em relação a acesso ao seu mercado interno.

    • 07/11/2018  8:16 by HMS TIRELESS Responder

      Grande PRAEFECTUS, bom ver seus afiados comentários de volta! Grande abraço!

    • 07/11/2018  18:32 by PRAEFECTUS Responder

      Agradeço a cordialidade Tireless!

  3. 06/11/2018  18:05 by HMS TIRELESS Responder

    O tom da matéria é claro: Os chineses sentiram o baque das tarifas impostas por Trump.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.