type_055_april_2015

Mock-up do cruzador Type 055 em Wuhan

Por Jeffrey Lin and P.W. Singer

O mock-up de teste do Cruzador Type 055 em Wuhan está bem adiantado. Construído para testar os equipamentos eletrônicos sofisticados e o mastro stealth integrado, a maquete agora tem grandes sensores eletrônicos e sistemas instalados, juntamente com uma camada de padrão da PLA Navy em cinza.

O mock-up do Type 055 fez sua estréia na internet em março de 2014 nos sites chineses. Com um comprimento projetado de 160-180 metros, o navio deverá deslocar cerca de 12.000 a 14.000 toneladas. Isso tornaria o Cruzador Type 055 no maior navio de guerra de superfície asiático desde os cruzadores pesados japoneses ​​da Segunda Guerra Mundial.

Cruiser 055 DDG 052

Diferença entre o cruzador 055 e o destroyer 052

A PLA Navy espera contar com o Type 055  para comandar seus Task-Groups, atuando como o centro da defesa aérea da frota contra ataques aéreos inimigos, escoltar grupos com porta-aviões, lançar ataque à terra e mísseis anti-navio projetando o poder aéreo chinês. A julgar pelo suas 12.000 a 14.000 toneladas de deslocamento, o cruzador poderá levar pelo menos 112-128 células de lançamento verticais (VLS) para os mísseis. Com essa quantidade de poder de fogo, o Typo 055 poderia exceder as 122 células VLS da classe Ticonderoga da US Navy.

055a_junshicg_vls

Armamento do cruzador Type 055

A adição mais recente no mock-up é o mastro de Electronic Support Measures (ESM), instalado no topo do mastro integrado. O ESM recolhe, trata e analisa a atividade eletrônica do inimigo, a fim de melhorar o desempenho e calibrar os sistemas de guerra eletrônica do navio. O mastro ESM é montado no ponto mais alto do Typo 055, a fim de maximizar a sua linha de visão para captar a atividade eletrônica do inimigo, tais como radares, comunicações e jamming.

type_055_esm_mast

Mastro principal e o mastro de ESM

Localizado no topo da superestrutura da ponte, o mastro integrado tem três matrizes de radar. Enquanto o modelo específico destes radares é ainda incerto, os radares são para fins de controle de fogo para mísseis terra-ar (SAM), navegação e identificação amigo ou inimigo (IFF) do transmissor. Embora apenas o lado anterior do mastro integrado tem as matrizes de radar instalado, o Typo 055 terá todos os três radares de cada lado do mastro integrada.

O radar 346X pode ter sido instalado, embora as fotografias disponíveis tornem difícil determinar. A família de radares 346X já foram instalados no modelo de destroyers 052D Luyang III, são grandes radares multifunção, digitalizados eletronicamente que são comparáveis ​​ao radar SPY-1 dos navios de guerra com sistema Aegis da US Navy.

O propósito de construir uma maquete do cruzador, é poder testar a interação eletrônica/interferência entre os vários radares, comunicações e outros equipamentos eletrônicos de forma real. A realização de tais testes antes de lançar o primeiro cruzador Typo 055 permitirá que modificações possam ser feitas no sistema eletrônico, com o suporte de laboratórios de eletrônica. No entanto, o equipamento de teste não é uma representação efetiva da disposição do Typo 055 (o hangar do helicóptero na parte traseira tem porta, e está sem o radar anti-stealth instalado sobre ele, como é o caso com os destroyers Type 052C e 052D).

type_055_hangar

Hangar

Quando o equipamento de teste do cruzador Type 055 é ligado, as ondas de rádio em Wuhan ficam lotadas. Uma vez que os chineses lancem o primeiro cruzador Type 055 ao mar, as águas no Pacífico ocidental, e em todo o mundo, também vão ficar lotadas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:Eastern Arsenal