LPD Tipo 71 Fonte: Via Hobby Xangai - HSH

Por Andrew Tate

O quinto  LPD classe Yuzhao (Tipo 071) chinês foi lançado em 15 de junho no estaleiro Hudong-Zhonghua em Xangai. A construção e testes de mar do navio anterior levou 12 meses, uma indicação de que o mais novo navio da classe é susceptível a entrar em serviço por volta de junho 2018.

Os LPDs Tipo 071 possuem 210 metros de comprimento e deslocam mais de 20.000 toneladas. Equipado com um hangar que pode acomodar até quatro helicópteros, tais como o Harbin Z-8, também pode operar com quatro barcaças de desembarque classe Yuyi (Tipo 726). Para operações anfíbias os LPDs Tipo 071 podem embarcar entre 600 e 800 soldados.

O navio principal da classe foi encomendado em 2007 e os três primeiros navios todos foram alocados para a frota da PLA Navy no Mar do Sul da China. Depois de um hiato de quatro anos em produção, o quarto navio da classe surgiu e entrou em serviço com a Frota do Mar Oriental da PLA Navy em fevereiro de 2016. O último navio a ser lançado também deverá ser alocado a esta frota.

Todos os navios da classe foram construídos no estaleiro Hudong-Zhonghua e recente imagens de satélite mostraram mais módulos de LPDs no cais, indicando que a montagem do casco de um sexto navio é provável para breve.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: IHS Jane’s

COLABOROU: Angelo Almeida