No período de 10 a 14 de setembro foi realizado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), o Adestramento de Salvamento, Escape e Sobrevivência pelo Curso SAR (Search And Rescue) da Aviação do Exército.



Na ocasião foram ministrados pelo Grupo de Busca e Salvamento os seguintes assuntos: escape de aeronave submersa, técnicas de salvamento aquático com emprego de aeronave, sobrevivência no mar e salvamento em aeronave submersa também foram realizadas visitas aos meios aeronaval.

O Curso SAR é realizado no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté – SP, e tem duração de, aproximadamente, 27 semanas.

Esse curso é realizado nos anos pares e tem como objetivo capacitar os Oficias e Sargentos das diversas armas e quadros a realizarem apoio às aeronaves de asas rotativas, suas tripulações e tropas aerotransportadas.

Algumas de suas atribuições específicas são: executar tarefas de tripulante operacional em voo, realizar Busca e Salvamento de tripulantes, passageiros, aeronaves e participar no apoio a outras forças armadas ou auxiliares brasileiras em calamidades públicas, bem como estar apto a atuar em diversos tipos de terrenos do Brasil e até mesmo em nações amigas.

Essa tropa especializada sempre opera baseada no lema “PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER, BUSCA!”

FONTE: CIAvEx e G-SAR



 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.