Por Guilherme Wiltgen

O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) realizou no último dia 1º de Dezembro a formatura dos 28 novos Sargentos de Aviação para o Exército Brasileiro.

A cerimônia ocorreu no hangar do CIAvEx, localizado no setor Sul do Comando de Aviação do Exército e foi presidida pelo General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, atual Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), do General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante da Aviação do Exército, do Coronel Carlos Waldyr Aguiar, Comandante do CIAvEx, além dos Comandantes das OM’s e de diversas autoridades civis e militares e familiares dos formandos.

       

Ao som da Canção do Exército Brasileiro, a tropa formada por militares das OM’s da Aviação do Exército adentraram o local da formatura, seguida pelos 28 novos Sargentos de Aviação, que de forma impecável e marcial, ocuparam seu lugar de destaque no dispositivo.

O Curso de Formação de Sargentos é um dos caminhos pelos quais o Exército Brasileiro forma militares de carreira para suas fileiras, sendo constituído de dois períodos, o Básico e a Qualificação.

O período básico ocorre em 13 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT) espalhadas pelo Brasil, e é responsável por construir os valores e características fundamentais do militar. É durante esta fase que o mesmo tem a oportunidade de escolher, de acordo com sua classificação, sua QMS (Qualificação Militar dos Subtenentes e Sargentos). O período de qualificação ocorre em três OMCT: Escola de Sargentos de Armas (EsSA); Escola de Sargentos de Logística (EsSLog); Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

       

Os alunos da QMS aviação, única desenvolvida pelo CIAvEx, realizam atividades bastante específicas. Além do Treinamento Físico Militar intenso, se destaca principalmente o alto grau dos estudos, que envolvem assuntos relacionados à manutenção de helicópteros, cujas instruções são ministradas pela Seção de Manutenção de Aeronaves (SMA).

       

Dos 80 candidatos, apenas 28 foram selecionados para realizaram o Curso de Formação de Sargentos (CFS), vindo todos a se formarem, nos explicou o Instrutor da turma Capitão Freitas. O primeiro colocado do CFS 2017, o Sargento Galvão, escolheu o Batalhão de Manutenção e Suprimentos (BMS), sediado no próprio CAvEx, onde colocará em prática tudo que aprendeu durante o curso.

Capitão Freitas e o Sargento Galvão, primeiro colocado do CFS 2017.

Desta forma, o CIAvEx contribui para incrementar a capacidade técnica da Aviação do Exército, através de profissionais altamente capacitados e preparados para manter suas aeronaves aptas a serem empregadas em qualquer momento e lugar.

NOTA do EDITOR: O DAN agradece a fidalguia com que foi recebido pelo Gen. Guilherme e o Cel. Aguiar, ao qual agradecemos o convite para prestigiar a formatura do CFS. O DAN parabeniza à todos e deseja muito sucesso aos novos Sargentos de Aviação.

 

2 Comments

 

  1. 12/12/2017  15:23 by Wellington Góes Responder

    Na minha opinião, Taubaté deveria ser a base de treinamento básico unificado para aviação de asas rotativas nas três forças. Podem ofertar treinamento às forças parapúblicas nacionais. Se tornou um centro de excelência.

    Até mais!!!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.