18 Comments

 

  1. 08/03/2018  15:41 by FJJ Responder

    Amigos.... "o melhor do mundo" em qualquer coisa, só se sabe quando há um metodo de auferimento ou comparação legítimo. Dito isso, óbvio que tem um que de Marketing e de ufanismo em um título desses, em nenhum lugar seria diferente. Nem comparações teóricas servem. Pra valer, tem que ser prática e isso não dá para fazer.

    Para aqueles que preferem, podem falar "um dos melhores", ou qq outra coisa... fato é que o CIGS é excelente em sua formação, uma escola de tradição e com cursos difíceis (e, por favor, aqueles que nunca fizeram um pernoite na Amazônia, ou nunca puseram seus pézinhos dentro da selva, podem se abster de tecer certos tipos de comentários, porque vc's não fazem absolutamente nenhuma idéia do que estão falando).

    Ainda bem que não sabemos o quão bom são nossos combatentes de Selva de verdade. Porque não temos guerrilha (ainda, mas do jeito que vai daqui a pouco o PCC chega lá), não temos guerra civil (com exceção da criminalidade nas áreas urbanas) e nem estamos em guerra. Não sei se é por ter sido militar, por ter trabalhado na Polícia, ou já ter visto de perto - muito mais vezes do que gostaria - o que um projetil de fuzil faz em um ser humano, acho isso tudo ótimo. Que continue assim. Aqueles que gostariam que fosse ao contrário podem, ao invés de ficar reclamando ou comentando barbaridades, pegar um vôo para a Síria e, como dizem os americanos, "walk the talk". Pegando os vôos da Emirates dá pra chegar lá até bem rápido..... tem opção de Líbia, Ucrania, Yemen, vários locais onde os combatentes podem sair detrás dos teclados e verem como funcionam as coisas no mundo real.

    O CIGS é algo que deveria orgulhar todo brasileiro. Se querem se chamar de melhores do mundo, um dos melhores, o topo do hemisfério sul, ou sei lá mais ou que, é irrelevante.

    SELVA.

  2. 08/03/2018  15:04 by Bialisk Responder

    É cada pérola sem noção aqui. Parabéns ao EB por esse raio de sol nas nossas forças armadas.
    A tropa certa no lugar certo com o preparo mais adequado possível. Quem não tem deveria ter orgulho desses brasileiros

  3. 08/03/2018  9:04 by Aristeu Responder

    Ouvi de um comanf que no cigs se faz curso de guerra no jardim. Toda a instrução é feita no jardins do EB.
    O combate brasileiro é é como aquelas bandas de adolescentes que ensaiam até virarem adultos mas não tocam ou tocaram em lugar algum, só nas garagens dos amigos
    Lembram do vexame da greve da polícia militar do Estado de Tocantins? O EB parecia o mesmo EB da guerra de Canudos, a maior vergonha do EB, penaram nas mãos dos flagelados de Canudos. Mal trapilhos, parecia um quadro
    dos trapalhões com o sg pincel e tudo mais.
    Me digam uma retomada, uma, uma missão de sucesso ou um grande feito do pessoal do jardim.
    Agora esse homens revistam mochila de criancinhas no Rio

    • 08/03/2018  13:35 by bravo amazônida Responder

      Em vez de ficar escrevendo essas baboseiras, porque você não vem à Manaus conhecer o CIGS e os cursos de guerra na selva que eles ministram lá?
      Garanto que você vai se surpreender. Quanto ao que algum comanf recalcado te falou, eu mesmo já fotografei algumas instruções na Base Boina Rajada - BBR e garanto que não tem nada de jardim por lá. Só o fato de um guerreiro entrar na selva amazônica e sair dela vivo e são já é um grande feito. Isso aqui não é pra qualquer um. Só para os amazônidas nascidos aqui. E quem vem de fora tem que sofrer muito no Curso de Operações na Selva - COS pra fazer jus ao certificado. Sei do que falo, vivo aqui nessa região.

  4. 08/03/2018  7:33 by filipe Responder

    O melhor sem entrar em combate, têm que combater para provar que vc é o melhor, so assim.

  5. 08/03/2018  0:07 by Victorz Responder

    A aba de comentários do DAN serve de "ninho da síndrome de vira-lata" para muitos leitores. Não importa qual seja a notícia, sempre estão presentes os mesmos leitores difamando e tentando ridicularizar as forças armadas do nosso país.

    • 08/03/2018  9:35 by fabiano flister Responder

      Faço suas as minhas palavras. Sem entrar em "combate verbal" dá preguiça de contra argumentar com alguns.......a pergunta é: falta informação, falta ler o artigo que o DAN publica para gente ou é maldade mesmo. Nem digo mais complexo de vira-lata, digo complexo da terra arrasada.Ta tudo errado, tem que 'achar dinheiro" sei lá de onde e construir: 10 porta aviões nuclear, uns 30 submarinos com misseis balisticos intercontinentais, ter uns 5 mil MBT..... entrar em toda guerra pelo mundo... pra ver se serve... ahhhhh... brincadeira viu...

  6. 07/03/2018  21:04 by Hipolito Herrera Responder

    Acredito realmente que seja o melhor estruturado e que seus combatentes estejam a nivel mundial, mas olhem para o tamanho da Amazonia, numa guerra em que les precisem defender a Soberania Brasileira sobre a Amazonia que apoio logistico teriam, imaginem 5000 combates la na Cabeça do Cachorro para defender nossa soberania, basta o inimigo cortar os meios de comunicação para eles ficarem ilhados sem nenhum apoio aereo e naval e ai, o Brasil gasta muito e mal.

  7. 07/03/2018  18:08 by Aristeu Responder

    Isso é o EB
    Muita fantasia, muita purpurina, muito tudo, principalmente gogó pra puxar o enredo. O soldado brasileiro é um brasileiro de farda, precisa dizer mais algo?
    A ética, honestidade, equilíbrio psicológico... Somos os melhores!!!!

  8. 07/03/2018  18:07 by cesar Responder

    Então pessoal, o brasileiro geralmente não gosta muito de ir a fundo em uma noticia, conforme citado pelo atual comandante do CIGS (quem ver o vídeo todo vai entender,eles fazem intercâmbio com outras escolas), estruturalmente o batalhão é sim o melhor do mundo devido a diversos fatores, até porque não existe muitas escolas com essas características, e as que existem ainda estão correndo atrás.

  9. 07/03/2018  17:02 by Carlos Crispim Responder

    Gostaria de saber baseado em que o CIGS é o melhor do mundo, quem avaliou, qual ranking, quantas competições internacionais levou????? Falar é fácil, noto que no Brasil tudo é o melhor do mundo, fulano ganhou o Nobel da educação, da Matemática e etc... Se não tiver corroboração e reconhecimento e validação internacional, é mais uma bravata...

  10. 07/03/2018  16:57 by Leonardo Costa da Fonte Responder

    Isto me lembra a maneira do pessoal da MB se referir ao Glorioso PA Minas Gerais....kkkkk... Glorioso por que? Que glórias? As vezes há muito ufanismo e falta um pé na realidade histórica.

  11. 07/03/2018  15:43 by Tomcat3.7 Responder

    Que legal, vem tropa de tudo que é canto do mundo pra treinar no CIGS e uma reportagem é motivo pra menosprezarem a história do local e sua estrutura e combatentes.kkkkk
    Então tem que ter guerra e vcs verem os soldados(que estarão identificadinhos de cursandos do CIGS ) pra vossas excelencias avaliarem se são ou não bons,melhores ou piores.kkkkk

  12. 07/03/2018  14:29 by RAFAEL DAMASCENO Responder

    Prezado Aristeu , eu tenho o mesmo pensamento no que se refere os militares da Colômbia! Creio eu que eles são bem mais preparados do que nossos militares.acho que existe muito ufanismo quando se fala do cigs, não é atoa que quando tem aquela competição internacional de forças especiais eles sempre levam.

    • 08/03/2018  0:03 by Mateus Barbosa Responder

      Prezado Rafael, acredito que vc se refere a competição Forças Comandos que inclusive na edição passada divulgada com minha colaboração aqui no DAN na mesma matéria eu faço algumas observação sobre essa "Competição" que na verdade é um exercicio, o intuito é treinar as tropas latino americanas para o combate ao terrorismo e o narcotráfico não possuindo modalidade em combate na selva, observei tbm que se fosse de carater puramente competitivo deveria ser feito um padrão onde todos os participantes mandam seus melhores militares, e oque vemos é tropas policiais de Costa Rica, Haiti e Chile competindo com Special Forces dos EUA, Comandos Brasileiros(enviamos sempre um DAC do 1BAC e não do 1BFEsp) e os Colombianos vão sempre de AFEUR que é formado pelos melhores operadores dos três ramos de suas forças armadas e que inclusive treinam com os Deltas dos EUA então não existe uma competição de igual para igual oque facilita o lado dos colombianos que sempre entram com vontade no exercicio, mesmo assim nem sempre eles ganham, como ocorreu ano passado em que Honduras Ganhou, ressalto ainda que os Cursos de Lanceiros Colombianos na fase de Selva eles chamam Guerreios de Selva brasileiros para apoiar as instruções!

  13. 07/03/2018  14:16 by Aristeu Responder

    Pensei que o melhor batalhão de selva do mundo fosse de Israel e que o Brasil possuía o melhor batalhão de neve.
    Parabéns ao EB!!! O melhor batalhão de selva que nunca lutou contra ninguém
    Imagino o que os combatentes de selva da Colômbia devem pensar ao ver esse tipo de matéria
    Eles que lutaram mais de quarenta anos contra guerrilheiros na selva não São melhores
    Os melhores são os brasileiros

    • 07/03/2018  19:42 by Henrique Responder

      40 anos para derrotar um inimigo? Você mesmo respondeu sua pergunta amigo.

    • 08/03/2018  13:15 by bravo amazônida Responder

      Os guerreiros da selva formados no CIGS, quando este ainda se chamava COSAC (Centro de Operações na Selva e Ações de Comando) lutaram contra a guerrilha do Araguaia durante os anos de 1969 a 1975, tendo se destacado junto com os fuzileiros navais dentre outras unidades participantes e não levaram quarenta anos pra vencer.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.