O Comando da Força de Minagem e Varredura (ComForMinVar) realizou, no fim do mês de março, uma comissão em proveito do Curso de Varredura para Oficiais 2017 (VAR-OF 2017). Participaram da ação os Navios Varredores “Atalaia”, “Araçatuba” e “Albardão”. A comissão teve por objetivo dar continuidade à catalogação de áreas marítimas de interesse, visando à manutenção de um grau de limpeza aceitável, para garantir a segurança na navegação.

Foram realizados exercícios operativos na área de acesso ao porto do Terminal Marítimo Inácio Barbosa, em Barra dos Coqueiros (SE), com ênfase nas ações Contra Medidas de Minagem (CMM). O propósito foi adestrar as tripulações dos navios envolvidos, a fim de contribuir para o constante aperfeiçoamento das capacidades de CMM; exercer ação de presença na área; e manter a segurança nos acessos ao porto, no que se refere ao perigo oferecido às possíveis presenças de artefatos explosivos nestas rotas marítimas.

FONTE e FOTO: MB

 

3 Comments

 

  1. 20/04/2017  13:43 by XO

    Que beleza, meu VAR-OF foi dentro da Baía de Todos os Santos...

  2. 20/04/2017  20:31 by Renato

    Esta é uma área da MB que está bem necessitada de investimentos...

  3. 21/04/2017  17:32 by Leonardo Rodrigues

    Esta classe surgiu quando eu nasci. Eu na meia idade e eles desatualizados para o cenário exigido, meios ultrapassados (ultima modernização 2001) se não me engano e nenhum movimento em prol de novos varredores ou compra de oportunidade em vista. Os suecos dando sopa, mas dinheiro só pras vantagens de gestores, parlamentares e judiciário. As FAs tem sua parcela de culpa pela negligência e omissão com a renovação de nossos meios.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.