A carreira começa na Academia da Força Aérea, em Pirassununga

FAB_OVN

Você quer se tornar um aviador da Força Aérea Brasileira? A carreira do piloto militar começa na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no interior de São Paulo. O ingresso na escola é feito mediante processo seletivo, realizado anualmente, ou por meio das vagas reservadas aos alunos oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Os candidatos não devem ter menos de 17 anos nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.

O processo seletivo é destinado a candidatos com ensino médio completo. O exame de admissão compreende as etapas de Exame de Escolaridade (provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação); Inspeção de Saúde; Exame de Aptidão Psicológica; Teste de Aptidão à Pilotagem Militar; Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e Validação Documental.

DCTA_14

A rotina na AFA é intensa e envolve muitas atividades. Os cadetes aviadores iniciam a instrução aérea voando na aeronave T-25 Universal, avião de instrução primária/básica. Na 4ª série, os militares realizam a sua instrução na aeronave T-27 Tucano, turboélice de instrução avançada. Ao passar pela Academia, o cadete recebe os títulos de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar, e de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Após essa etapa, o aviador pode optar entre as especializações de Asas Rotativas, Busca e Salvamento, Caça, Patrulha, Transporte e Reconhecimento. Os cursos de especialização nas aviações são realizados em Natal (RN) em 3 unidades: 1º/11º GAV (Esquadrão Gavião), 1º/5º GAV (Esquadrão Rumba) e 2º/5º GAV (Esquadrão Joker).

EDA_44

 

2 Comments

 

  1. 22/10/2015  13:36 by Gustavo Responder

    Verdade Bardini !

  2. 22/10/2015  10:53 by Bardini Responder

    Ai você tem 1,95 e tem o sonho de ser um piloto de caça arruinado...

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.