Gavião Peixoto, 10 de maio de 2018 – A Embraer informa que, após uma avaliação inicial do protótipo 001 da aeronave KC-390 que se envolveu em um incidente no último dia 05 de maio, quando saiu da pista enquanto realizava testes de prova em solo na unidade de Gavião Peixoto (SP), foram identificados danos extensos nos três trens de pouso da aeronave além de avarias à parte estrutural da fuselagem.


Análises iniciais apontam que a aeronave e todos os sistemas comportaram-se normalmente conforme as características de projeto. A Empresa está avaliando o planejamento para continuidade dos ensaios de certificação, incluindo a possibilidade de transferir alguns testes para o protótipo 002 e também para as primeiras aeronaves de série que já se encontram em estágio avançado de montagem.

Deste modo, a Embraer mantém a previsão de atingimento da Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability), objeto da certificação final militar da aeronave, assim como a primeira entrega à Força Aérea Brasileira, no quarto trimestre de 2018. A Empresa já iniciou a investigação para elucidação das causas do incidente e permanece à inteira disposição das autoridades aeronáuticas.



image_pdfimage_print

 

5 Comments

 

  1. 10/05/2018  23:59 by Marcelo Responder

    Pelo aspecto da aeronave, a célula vai dar PT.... Vão desmontar tudo para pesquisa das avarias e desgastes..... e devem por outro para experiencia é assim mesmo com qualquer protótipo.... a Boeing também tem estes dias ruins mas nos EUA não ficam sabendo para não desvalorizar a Marca da Boeing....

  2. 10/05/2018  17:09 by Luciano Leal Responder

    Se está em teste, normal que incidentes ocorram

  3. 10/05/2018  14:18 by Rodolfo Responder

    É uma pena, porém, temos que ser otimistas, dos males o menor, a tripulação saiu ilesa desse incidente e isso é mais que importante, o resto são danos materiais, que são facilmente reparados em um curto período de tempo, coisa que não acontece com uma tripulação treinada.
    Falhas em testes acontecem e são feitas justamente para isso, evitar um defeito ainda maior com possibilidade de vítimas.
    Agora é investigar as causas que ocasionaram esse defeito e corrigir no próximo protótipo e bola para frente.
    Antes que alguém mencione coisas infundadas, todos os protótipos construídos no mundo passaram por defeitos e erros, portanto, não fiquem chateados, isso faz parte de um projeto grandioso, que é esse avião KC-390.

  4. 10/05/2018  13:44 by Esteves Responder

    Segundo postagem do DAN o protótipo 001 deu prejuízo de 50 milhoes de dólares em 2017.

    Melhor jogar sal grosso nesse menino.

  5. 10/05/2018  12:57 by Nuremberg Responder

    Que teste era esse e o que aconteceu? Esta é a grande interrogação.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.