De acordo com a agência estatal norte-coreana, Pyongyang pode disparar míssil contra o território americano no Pacífico.

A crise norte-coreana se agravou ainda mais no final desta terça-feira com o anúncio de que Pyongyang considera lançar mísseis de médio a longo alcance no território de Guam, que é administrado pelos Estados Unidos e contém bases militares americanas.

A ameaça acontece em um dia de exacerbação das tensões diplomáticas, marcado pela revelação do jornal Washington Post de que a Coreia do Norte está produzindo ogivas nucleares compactas, que podem ser transportadas pelos mísseis produzidos no país. O avanço norte-coreano irritou o presidente Donald Trump, que declarou que qualquer ameaça do país asiático aos Estados Unidos seria enfrentada com “fogo e fúria nunca vistos antes pelo mundo”.

A declaração da Coreia do Norte, que está “examinando cuidadosamente” um plano de ataque com mísseis Hwasong-12 à ilha de Guam que pode ser “implementado a qualquer momento”, feita por um porta-voz do Exército Popular da Coreia do Norte em comunicado divulgado pela agência estatal norte-coreana KCNA, aconteceu apenas poucas horas após o ultimato de Trump.

“Estimando a natureza da ação militar tomada pelas forças americanas na região da Ásia e do Pacífico, [Kim Jong-un] recomendou o exame de um plano de ação poderoso e efetivo para conter a agressão dos imperialistas dos Estados Unidos”, apontou a agência KCNA.

A execução de um ataque a Guam oferecerá, de acordo com o regime norte-coreano, “uma ocasião para que os Yankees sejam os primeiros a experimentar o poder de nossas armas estratégicas”, as quais foram fabricadas “com o sangue e o suor”.

FONTE: Veja

 

15 Comments

 

  1. 09/08/2017  8:44 by Doug385

    Pura bravata. Na hora do vamo ver faltam os culhões.

  2. 09/08/2017  9:53 by Andre

    Nunca imaginei que depois de Hitler e Stalin o mundo se viria novamente de um ditador com esse atrevimento, gerando uma crise desse porte colocando a humanidade diante de mais uma guerra com a mesma escala da última grande guerra. É claro que os Estados Unidos é muito mais poderoso que esse tranqueira coreano mas ainda assim é lamentável.

  3. 09/08/2017  11:27 by Ale

    O que tudo indica infelizmente as coisas caminham para um confronto catastrofico na região, ta chegando a um ponto de não retorno
    para ambos os lados ..

  4. 09/08/2017  14:06 by Leonardo Rodrigues

    Acredito que o atrevimento revelado pelo forista acima seja referente ao presidente Estadunidense e que seu país interfere em política interna há mais de 50 anos. A maquina de guerra mais mortal que já existiu referente a morte de civis após a II grande guerra.

  5. 09/08/2017  14:24 by Leonardo Costa da Fonte

    Nunca vi tanta incompetência junta. Ou se resolve o problema por vias diplomáticas. Ou não se dá atenção ao ditador e deixem ele falando sozinho. O problema todo, ao meu ver, é ficar trocando ameaças com ele. Não faz o menor sentido. Ele tem armas nucleares e a opção de um ataque militar tem que ser descartada por ambas as partes. Não se faz ataques preventivos contra alguém que possui armas nucleares.

  6. 09/08/2017  15:37 by Marco Antônio

    Duvido muito que isso aconteça, quando alguma notícia desta sair na primeira página de algum jornal estadunidense de grande circulação aí sim ficarei preocupado .

  7. 09/08/2017  17:08 by _RR_

    Leonardo Costa,

    Ocorre que não dá pra simplesmente deixar o cara falando sozinho... A CN já surtou mais de uma vez ao longo dessas seis décadas, e está claro que eles ainda sonham com reunificação sob sua bandeira...

    É necessário manobrar com força, o que significa movimentações militares significativas e, principalmente, falar duro e certo quando necessário. E Trump, tudo indica, já entendeu isso...

    Qualquer outro ponto depende necessariamente do sul coreanos... A cooperação tem que ser solicita e decidida, e estes últimos tem que compreender isso.

  8. 09/08/2017  17:28 by Luiz Padilha

    Então pesquise pois saiu em vários lugares nos EUA.

  9. 09/08/2017  17:35 by Murphy

    Andre, quem gera isso são os EUA. O coreano tá de boa fazendo a bomba dele para uso defensivo contra quem quer que seja. Ele tem medo de ser invadido igual ao Iraque.

    Quem gera essa comoção toda é o discurso de que os EUA são mocinhos e quem quer que desenvolva armas nucleares é o vilão. Ledo engano.

    E se o argumento americano para não se desfazer das próprias armas nucleares é que elas impediram guerras de acontecerem, o mesmo vale para quem não tem a bomba e quer desenvolver: quer impedir guerras de acontecerem, isto é, impedir qualquer invasão a si mesmo.

    O problema é que quem tem armas nucleares mas não faz parte do clube dos cinco pode decidir atacar quem quiser quando quiser, e isso o clube tem medo.

  10. 09/08/2017  21:20 by Diego

    Não vai dá em nada não vai ter guerra nenhuma só ameaça de um zóin puxado mimado só quer saber de ganhar pontos perante o resto do planeta mais não vai da nada

  11. 09/08/2017  21:50 by Júnior

    Quem disse que os EUA interferem a mais de 50 anos na CN , não conhece seu vizinho China e Rússia,EUA interferem na CS e eles agradecem! filhos de Paulo Freire !

  12. 10/08/2017  7:37 by Johan

    Murphy, fazendo uma analogia ao porte de arma, vamos supor que o porte de arma seja liberado aqui no Brasil (o que sou totalmente a favor) não é nem um pouco prudente liberar sem que seja comprovado que o indivíduo tenha condições psicológicas de ter em mãos uma arma, mesmo que seja apenas para ficar dentro de casa, pois qualquer discussão banal o cara poderia fazer uso dela. Se a CN fosse comandada por um governo que não fizesse o que faz não veria nada de errado.
    Quem defende o gordinho tem que pesquisar bem na internet para ter ciência do que a população que realmente trabalha passa de fome para manter os funcionários amigos do rei na boa (índice de desnutrição infantil já é uma boa pesquisa).

  13. 10/08/2017  10:16 by Andre

    Leonardo Rodrigues, pensou errado meu caro. No texto deixei explícito que me referi á ditadores, citando inclusive dois dos mais diabólicos tiranos de nosso tempo. Portanto o presidente norte americano não preenche essa classificação porque foi colocado no poder por quem emana o poder: pelo povo. O povo alemão de fato elegeu Hitler, mas se valendo de demagogia para usurpar o país impondo aos alemães lealdade a ele.

    E quem reconstruiu a Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial? Sim, o malvado Estados Unidos com seu Plano Marshal. Plano esse que o Stalin não queria que os países sobre seu domínio aceitassem chegando a fechar a fronteira da Berlin ocupada. E o que os americanos malvados tiveram que fazer? Usaram seus aviões até mesmo para distribuir chocolates ás crianças alemãs. Os Estados Unidos restabeleceu a moeda alemã que, claro, não foi reconhecida por Stalin. Recomendo que assista um documentário chamado Alemanha Pós Guerra Episódio 02, que mostra esses fatos que acabei de expor. É dublado. Se a União soviética não fosse extinta, teríamos uma Alemanha do Leste com essa mesma tirania da Coréia do Norte.

    Murphy, não seja ingênuo! Esta de boa ameaçando três países ao mesmo tempo? Se estivesse "de ruim" estaria ameaçando o mundo inteiro então! O problema da CN não é só com os Estados Unidos, eles ameaçam o Japão e a CS. A primeira atitude de proteção á sua soberania seria assinar um tratado de paz com a Coréia do Sul, e nem isso eles pensam em fazer. Isso já seria suficiente até mesmo para reduzir as sanções. É assim que ele quer paz, negando a paz? (se mantendo em estado de guerra unilateralmente).

  14. 11/08/2017  9:31 by jose luiz esposito

    Certos comentários me fazem rir , primeiro o Gordinho fará a coisinha americana a ter um Infarte e ou ser internado em Hospício, e muitos aqui ,talvez o façam companhia . Para muitos o Gordinho é o Culpado ,ou Maluco, etc ,mas mirem a fisionomia da coisinha americana ,se percebe bem quem é o Maluco e Boboquito !

  15. 11/08/2017  9:36 by jose luiz esposito

    UÉ senhor André , mas porque tens pena do Japão e da CS( continua em Guerra com a CN ) , como todos nós sabemos os EUA só atacam em Bando ,então o seu Bando chamados **Aliados**, não podem estar fora de Mira , Capice !!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.