coreia_do_norte_desfile

SEUL, 7 Out – A Coreia do Norte disse na terça-feira (horário local) que suas Forças Armadas seriam colocadas em alerta máximo e estarão prontas para lançar operações, intensificando a tensão depois de semanas de retórica contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, acusada pelo vizinho de instigar a hostilidade.

A Coreia do Norte emite frequentemente ameaças de atacar o Sul e os Estados Unidos, mas raramente as transformou em ação. Tal retórica hostil é amplamente vista como um meio de perpetuar sua agenda política nacional e internacional.

Na última declaração, um porta-voz militar do Norte advertiu os EUA para “consequências desastrosas” devido à movimentação de um grupo de navios, incluindo um porta-aviões, em um porto sul-coreano.

“Neste contexto, as unidades de todos os serviços e níveis do Exército do KPA receberam uma ordem de emergência de seu comando supremo para reexaminar os planos de operação já ratificados por ele e para manterem-se totalmente prontas para rapidamente lançar operações a qualquer momento”, disse o porta-voz, referindo-se ao Exército do Povo Coreano (KPA).

“Os EUA vão ser totalmente responsáveis pelo desastre horrível”, acrescentou o porta-voz em um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias KCNA.

Em março, a Coreia do Norte declarou que não estava mais vinculada ao armistício que encerrou os combates na Guerra da Coreia de 1950-53, assinado com os Estados Unidos e a China, ameaçando usar armas nucleares para atacar os territórios da Coreia do Sul e dos EUA.

A Coreia do Norte desafiou advertências internacionais de não construir mísseis nucleares e de longo alcance e acredita-se que tenha material físsil suficiente para construir até 10 bombas nucleares.

FONTE:Reuters – Reportagem de Jack Kim

 

3 Comments

 

  1. 08/10/2013  0:22 by Alexandre Novaes

    O cachorrinho Chihuahua começou a latir de novo pro Rottweiler. O mesmo circo de sempre.

  2. 08/10/2013  10:58 by marcelo

    Parece que todos nós estamos ficando acostumados com este "Rato que ruge", apenas os EUA e o Japão possuem capacidade de causar estragos na área, a Coreia do Norte insiste em "causar comoção na mídia internacional", porem sem partir para nenhuma solução realmente logica de encerrar com as mentiras...

  3. 08/10/2013  14:00 by Vader

    Never mind the bollocks... :)

Leave a reply

 

Your email address will not be published.