HMSBelfast-03

HMS Belfast em seu endereço atual

Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen

HistóriaOs editores do DAN durante sua rápida passagem por Londres, tiveram a oportunidade de conhecer o museu HMS Belfast, que é parte do Imperial War Museums.

HMSBelfast-70

HMS Belfast passando pela ponte de Londres - 15 de outubro de 1971

Através de nossas imagens, traremos um pouco do que vimos no navio, onde foi possível ter uma ideia, de como era a vida a bordo durante a Segunda Guerra Mundial e mais além.

Passando o mouse pelas imagens, você verá as legendas.

HMSBelfast-07 HMSBelfast-08 HMSBelfast-09
HMSBelfast-05 HMSBelfast-04 HMSBelfast-06

Em sua vida ativa na Royal Navy, o HMS Belfast foi o lar de 950 marinheiros, que viveram a bordo experiências incríveis durante as operações no mar durante a Segunda Guerra Mundial e depois durante a Guerra Fria, em incursões no Ártico. A preservação do navio possibilita aos turistas, ter a noção de como era a vida a bordo.

HMSBelfast-19

Decks do navio

HMSBelfast-11 HMSBelfast-14 HMSBelfast-15
HMSBelfast-16 HMSBelfast-17 HMSBelfast-18

Durante a visita, sentimos um cheiro bom de comida, abrindo nosso apetite. Estávamos passando pela cozinha, e foi possível “viajar” vendo os bonecos em tamanho natural com suas caras e bocas durante o preparo das refeições, pelo visto um bom Purê de Batatas ou seria um Bolo de Batata?

Cozinheiros preparando a refeição

Cozinheiros preparando a refeição

HMSBelfast-25 HMSBelfast-22 HMSBelfast-26
HMSBelfast-20 HMSBelfast-24 HMSBelfast-28
HMSBelfast-30

Dentista tratando de um marinheiro

Explorando o navio, passamos por salas onde eram realizadas as tarefas domésticas, tais como lavanderia e a padaria, quando é possível sentir outro cheiro conhecido. O cheiro de cravo, igual ao que sentimos quando entramos no consultório dentário. Lá, observamos o dentista do navio cuidando de um marinheiro, num procedimento bem doloroso para os dias atuais.

HMSBelfast-31

Médico de bordo realizando uma cirurgia

Seguindo em frente nos deparamos com a enfermaria, onde o Cirurgião de bordo realiza uma cirurgia, enquanto o Anestesista, controla as funções vitais do paciente. Ao lado da enfermaria, vemos os pacientes em recuperação deitados em beliches. Fica claro que as instalações médicas a bordo foram suficientes para lidar com a maioria das operações de rotina.

HMSBelfast-32 HMSBelfast-43 HMSBelfast-44
HMSBelfast-33 HMSBelfast-34 HMSBelfast-35

A ração diária de Rum, era uma das grandes tradições da vida naval até fins de 1970, e passando pela Sala de Provisões, podemos ver onde se preparavam as medidas.

Operando o navio

Durante a Segunda Guerra Mundial, o comandante recebia a todo o momento, as informações do Comando de Operações Navais sobre o posicionamento do inimigo.

HMSBelfast-39

HMSBelfast-38 HMSBelfast-66 HMSBelfast-50

A Sala de Operações ou CIC

HMSBelfast-62

O CIC – Centro de Informações de Combate – era o centro nervoso do navio, onde é possível imaginar, como seria participar de uma operação naval na vida real. Mergulhe nas imagens e sons das telas de radar originais, proporcionando um cenário autêntico.

HMSBelfast-63 HMSBelfast-64 HMSBelfast-65
HMSBelfast-67 HMSBelfast-69 HMSBelfast-36

A bordo, você pode descobrir o que era servir nos longínquos lugares onde o HMS Belfast passou durante seus anos de serviço ativo. Dos deveres do comboio nas condições geladas do Ártico, durante a Segunda Guerra Mundial, patrulhar águas em apoio as tropas durante a Guerra da Coréia. Mergulhe na história do navio para explorar suas aventuras no mar.

HMSBelfast-56

Interior da torre do canhão

HMSBelfast-55 HMSBelfast-53 HMSBelfast-52
HMSBelfast-37

Corte lateral mostrando toda a estrutra abaixo de um canhão

Ao entrar na torre do canhão, é possível sentir como se estivéssemos de volta a 1943 na batalha em que o cruzador de batalha alemão Scharnhorst foi afundado por navios de guerra da Marinha Real, o HMS Belfast entre eles. Você pode experimentar o que teria sido como estar no centro da ação no dia da batalha, como luzes, imagens, efeitos de fumaça, vibrações, sons e cheiros recriar a atmosfera intensa dentro de uma torre de tiro apertado.

HMSBelfast-59 HMSBelfast-60 HMSBelfast-58
HMSBelfast-47 HMSBelfast-45 HMSBelfast-48
Redes  para aproveitar ao máximo os espaços

Redes para aproveitar ao máximo os espaços

Estando em Londres, se você estiver interessado em conhecer mais sobre o HMS Belfast, não deixe de visita-lo.

Endereço: The Queen’s Walk, London SE1 2JH, UK

Aberto todos os dias das 10h às 16h.

 

4 Comments

 

  1. 05/04/2014  16:27 by _RR_

    Excelentes fotos!

    Parabéns ao DAN!

  2. 06/04/2014  20:03 by Carlos B. Crispim

    Este tipo de passeio é sempre muito legal, muita história, muita coisa para prestar atenção, nossa, fiquei com água na boa.

  3. 07/04/2014  10:54 by Claudio

    O HMS Belfast, tb esteve presente no DIA D

  4. 08/04/2014  9:14 by erichwolff

    vou te dizer de experiencia própria... esse navio tá melhor conservado do que muitos dos que por aqui vegetam em certo arsenal....

Leave a reply

 

Your email address will not be published.