Instalações do Damen em Vlissingen-Holanda

Por Luiz Padilha

Durante uma viagem à Holanda, o DAN recebeu um convite para conhecer um dos estaleiros mais tradicionais da Europa, o Damen Scheld Naval Shipbuilding (DSNS), na cidade de Vlissingen-Holanda.

Com uma área de gigantescas dimensões, foi possível observar submarinos e fragatas em manutenção enquanto seguíamos para o prédio principal, onde recebemos uma apresentação sobre o estaleiro desde a sua fundação até os dias atuais.

Escadaria interna do prédio principal do estaleiro Damen

O início

O estaleiro Damen foi criado por dois irmãos em 1927, Jan e Rien Damen, começaram a construir barcos em um galpão ao lado da casa da família. Cinco anos depois formalizaram a empresa como Damen Brothers, uma empresa pequena, que mantida por mais de 40 anos. Em 1969 Kommer Damen comprou a empresa de seu pai e introduziu o conceito de construção modular para construir pequenas embarcações. Este conceito de padronização (conhecido hoje como The Damen Standard) gerou vantagens claras: tempos de entrega rápidos, custos reduzidos e projetos comprovados. O conceito foi um sucesso imediato e, em 1973, a empresa se expandiu para maiores instalações em Gorinchem, na Holanda.

Devido à posição estratégica de Gorinchem para a indústria de dragagem, Damen construiu embarcações e equipamentos auxiliares. Essas embarcações de trabalho logo ganharam uma excelente reputação em muitos mercados estrangeiros e Kommer Damen viu o potencial para exportação.

Com a aquisição de vários estaleiros especializados em diferentes nichos de mercado, Damen estabeleceu parcerias e cooperação comercial com estaleiros em todo o mundo.

       

Damen no século 21

Desde a introdução do conceito modular de construção naval, Damen entregou mais de 6.000 navios. Hoje, Damen Shipyards Group opera em vários setores de construção naval e ganhou uma posição proeminente e confiável em todo o mundo.

Com uma força de trabalho global com mais de 9.000 funcionários, Damen constrói uma grande variedade de cascos padrão para estoque em estaleiros dedicados em locais estratégicos. A capacidade de produção é de até 180 navios por ano.

Main Hall do Damen Shipyards na cidade de Vlissingen

Mas além de construir navios, Damen criou uma rede internacional de serviços de suporte ao ciclo de vida dos navios, que inclui instalações de manutenção e reparo e conversão em diferentes países.

Visita ao estaleiro

Após a apresentação, fomos convidados a conhecer as instalações do estaleiro para conhecer in loco o que vimos na apresentação. Com instalações modernas o Damen pode construir rapidamente, diferentes tipos de embarcações, desde um simples rebocador até uma moderna fragata.

          

Na ocasião de nossa visita, vimos 2 superestruturas que iriam equipar as corvetas SIGMA da Marinha da Indonésia. Uma ainda em construção e a outra totalmente concluída, com toda a eletrônica embarcada, aguardando a viagem para ser montada ao casco construído a partir da parceria Damen- PT Pal Surabaya Shipyard, na Indonésia.

Construção modular

A corveta SIGMA 10514 PKR, tem um design comprovado e é construído de forma exclusiva usando uma abordagem modular, através de Modularidade Geométrica Integrada do Navio. Na prática são divididos em 6 módulos, dos quais 4 foram construídos nos estaleiros do PT PAL, enquanto os outros dois módulos foram construídos e totalmente testados no DSNS na Holanda. A construção modular permite uma maior flexibilidade, e permite a construção em vários locais em todo o mundo, como neste caso em que o PT Pal teve a responsabilidade de integrar os 6 módulos em um único navio.

           

Por ocasião de nossa visita à época, estava ocorrendo o evento da união das partes do casco produzidas pelo Damen na Holanda com a parte produzida pelo PT Pal em Surabaya, do navio que possui um pouco mais de 105 metros e desloca 2.365 toneladas. Os representantes do Damen enfatizaram que trabalham em parceria com diferentes países, onde a transferência de tecnologia é total para a indústria local.

          

Ainda no estaleiro pedimos para ver de perto a fragata HNLMS Evertsen (F805), que se encontrava realizando uma manutenção de grande monta para a  Royal Netherlands Navy.

       

Ao encerrarmos nossa visita, ficamos com a imagem de um estaleiro moderno, que está em constante evolução, com novas propostas de navios e buscando novos parceiros para continuar crescendo cada vez mais.

Projeto Damen para OPV com a pôpa equipada com 2 Ribs

 

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.