Palacio Pedro Ernesto

Batalha do Riachuelo

BRASÍLIA, DF.

Em 10 de junho de 2016.

Assunto: Mensagem do Vice-Presidente da República em exercício do cargo de Presidente da República alusiva à comemoração do 151° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, e da imposição da Comenda da Ordem do Mérito Naval.

Esta é uma data de especial significado para o Brasil. Celebramos o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. E, ao fazê-lo, prestamos homenagem aos homens e mulheres que, com sentido de missão, se dedicam ao serviço da nossa Marinha. Nesta ocasião, rememoramos nomes como o do Almirante Barroso, o do Guarda-Marinha Greenhalgh e o do Marinheiro Marcílio Dias. Todos verdadeiros exemplos de patriotismo. Fonte de inspiração segura para os marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis do Comando da Marinha que, dia após dia, aportam valiosa contribuição para a construção do país forte, próspero e justo a que aspiramos.

Sabemos que o sistema internacional traz, hoje, a marca da incerteza. Lidamos com ameaças de natureza nova. Ao mesmo tempo em que proliferam os focos de instabilidade no mundo, é limitada a capacidade dos atores tradicionais de prover os níveis adequados de ordem.

Em meio a tamanha complexidade, a Marinha do Brasil mostra-se à altura do desafio de defender nossas extensas águas jurisdicionais e de dar cumprimento a suas demais funções constitucionais. Graças ao profissionalismo de seus quadros, a Marinha corresponde plenamente às altas expectativas que nela depositamos.

A agenda da Marinha é vasta. Inclui temas tão cruciais quanto a assistência médico-hospitalar a populações ribeirinhas da Amazônia e do Pantanal; a composição dos contingentes das missões de paz das Nações Unidas no Haiti e no Líbano; e o apoio à segurança nos Jogos Olímpicos.

Em todas as atividades que leva adiante, a Marinha revela-se motivo de fundamentado orgulho para o Brasil. Tão variadas atribuições demandam meios modernos e de emprego flexível. Temos consciência de que os esforços para o reaparelhamento da Marinha são de grande relevância para o conjunto do país.

Nesta solenidade, uma palavra é também devida aos agraciados com a Ordem do Mérito Naval. Cumprimento a cada um pela honrosa comenda. Ao ostentá-la, estarão rendendo sua própria homenagem à Marinha do Brasil e aos valores éticos que ela representa.

Estimulo os integrantes da Marinha a seguirem ajudando a escrever, com determinação e competência, a história de um país democrático e trabalhador. Um país que queremos ver coeso e concentrado na tarefa do desenvolvimento econômico e social, objetivo que nos deve unir a todos.

MICHEL TEMER
Vice-Presidente da República em exercício do cargo de Presidente da República

 

2 Comments

 

  1. 13/06/2016  17:27 by Marino Responder

    Não é para a Marinha que vc tem que perguntar isso.
    Está batendo no guichê errado.

  2. 13/06/2016  13:25 by Celso Responder

    Discurso aceita tudo , mas me pergunto....orgulho do que......que Marinha.........so solenidades cheias de fardas impolutas e glorias passadas nao garantem a nossa seguranca, queremos saber mesmo eh qdo vai sair da gaveta a construcao das novas fragatas e se vai ou nao comecar a reforma do A 12.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.