A Thales apresentou o novo fuzil de assalto militar ambidestro de última geração e compatível com armas OTAN, o F90MBR – Fuzil Modular Bullpup, desenhado especificamente para suportar o soldado moderno em campo. O F90MBR representa a nova geração do fuzil de assalto F90, atualmente em serviço nas Forças Armadas da Austrália.

O F90MBR é um dos fuzis de assalto mais leves do mercado com 3,25 kg, e equipado com controles ambidestros para acelerar o tempo de reação e facilitar a aquisição de alvos. Os recursos incluem disponibilidade de canos de vários comprimentos, controles de parafuso dianteiro e liberação de pente totalmente ambidestros, além de função de liberação de pente “drop free” para permitir uma troca de pente ainda mais rápida, independentemente da mão dominante do atirador. O F90MBR concilia com segurança as técnicas de disparo “fora de mão” com o uso de um defletor de cartuchos, que pode ser facilmente modificado pelo operador sem o uso de ferramentas para ejetar do lado esquerdo ou direito.

A arquitetura aberta da arma incorpora sistema de trilhos triplos da OTAN e pentes compatíveis para garantir o padrão de armas OTAN existentes. Ele pode ser embalado com vários canos e mira óptica, acessórios e auxiliares com estojo, permitindo ao operador alternar rapidamente entre diferentes aplicações táticas do sistema da arma.

O recurso “Over The Beach” significa que o fuzil é adequado para uso por forças anfíbias. O fuzil permite que os soldados nadem com a arma e disparem imediatamente depois de sair da água.

O F90, e agora o F90MBR, define o padrão de precisão e confiabilidade de armas de pequeno porte para fornecer apoio a soldados em diversas operações.

Com base em mais de 100 anos de experiência na fabricação de armas de pequeno porte, o F90MBR é a evolução da arma F90 testada em campo de batalha, oferecendo melhorias de ergonomia, modularidade e interoperabilidade, mas mantendo os mesmos níveis de precisão e confiabilidade do seu antecessor.

O F90 e o F90MBR permitem que os soldados atinjam facilmente alvos a até 600m com precisão. A confiabilidade comprovada mundialmente garante aos soldados confiança total em sua arma nas condições ambientais mais desafiadoras, seja nas areias do deserto, na umidade da floresta ou no frio extremo.

FONTE E FOTOS: Thales