A empresa Skydrones Tecnologia Aviônica S/A, de Porto Alegre/RS, deve realizar nessa sexta-feira (dia 13), para a Guarda Costeira dos Estados Unidos, uma demonstração de drone equipado com seu sistema para auxilio em resgate aquático SARtube. A movimentação ocorre dentro da RFID Journal Live, realizada em Orlando, na Flórida. O SARtube foi desenvolvido pela emrpesa gaúcha e abrange a instalação em drones de pequeno porte de um sistema que libera uma boia auto inflável e o software que direciona automaticamente o aparelho sobre a vítima na água.



A tecnologia da empresa gaúcha já opera em drones na Alemanha (para segurança no Mar do Norte) e também já foi adquirida na Jamaica. No Brasil, o sistema funciona em drones do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo – em ambos os casos com sistemas doados pela SkyDrones para as forças públicas (um em cada Estado). Em São Paulo o sistema chegou a ser utilizado em um resgate real na Represa Guarapiranga (veja aqui o vídeo).

A RFID Journal Live é a maior feira do mundo de tecnologias de identificação por radiofrequência (daí a sigla RFID, em inglês), que é termo genérico para as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. No caso da SkyDrones, ela também está demonstrando soluções no mercado de asset management. Ou seja, drones com capacidade de identificar e localizar itens como carros em pátios de montadoras, tubos ou peças específicas em pátios de mineradoras e empresas petrolíferas, identificar peças e as condições de itens em redes de energia ou torres de comunicação, entre outras situações, e enviar instantaneamente as informações para plataformas de gestão de patrimônio.

A feira em Orlando está em sua 16ª edição e conta com 200 expositores de 26 países.

SKYDRONES

Fundada em 2008, a SkyDrones é especializada em soluções para o mercado de aparelhos não tripulados para a agricultura, inspeção de redes elétricas, mineração e outros setores. Em fevereiro deste ano, ela passou a ser considerada como Empresa Estratégica pelo Ministério da Defesa brasileiro. Com isso, ela está apta tanto para contar com a estrutura das Forças Armadas quanto a receber incentivos governamentais para desenvolver suas tecnologias.

A certificação também abre perspectivas à SkyDrones como possível parceira governamental em novos equipamentos, além de novos usos para o Zangão V, um de seus principais produtos e que está no centro da certificação. Trata-se de um aparelho remoto multifunção, usado para mapeamento de áreas agrícolas, agrimensura, monitoramento ambiental, inspeção de redes de transmissão, cálculo de volumes em mineração e construção e até geração de mapas de intensidade de ventos para parques eólicos.

A SkyDrones também tem parcerias com empresas da Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, Suíça e China, garantindo um intercâmbio de tecnologias e constante atualização dos equipamentos e softwares disponibilizados no mercado.



 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.