No dia 22 de novembro, o 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), por intermédio do Departamento de Segurança, realizou no auditório do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), a segunda edição do Simpósio de Segurança de Aviação. O evento abordou temas relevantes à contínua política de prevenção a acidentes e incidentes aeronáuticos.

O Simpósio contou com a presença: de militares do Com9ºDN; do Comando da Flotilha do Amazonas e navios subordinados; do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas; da Estação Naval do Rio Negro; e da Policlínica Naval de Manaus; além de convidados militares da Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro, Grupo de Radiopatrulhamento da Polícia Militar do Estado do Amazonas e civis da INFRAERO.

O Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, iniciou o simpósio ressaltando a importância da Segurança da Aviação, em que “mais vale prevenir do que remediar”. Em seguida, o Comandante do Esquadrão, Capitão de Corveta fuzileiro naval Maximiliano Pinheiro de Oliveira, ministrou a palestra sobre os riscos das operações aéreas com carga externa.

Ao final, foram apresentados dois estudos de caso sobre acidente aéreo pelo Major Adilson Inácio de Oliveira, do 4º Batalhão de Aviação do Exército, e pelo Capitão Aviador Bruno de Araújo Antunes, do 7º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII).

O encontro permitiu o debate em torno da prevenção de acidentes aeronáuticos e a forma de se manterem todos os militares e civis envolvidos nesta atividade com elevados níveis de aprestamento operativo e consciente dessa responsabilidade.

image_pdfimage_print

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.