Na semana de 06 a 10 de fevereiro, 4 oficiais Aviadores Navais do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) realizaram o treinamento de emergências em simulador de voo para aeronaves Super Lynx.

A prática foi realizada na Base Aérea da Marinha da Alemanha na pequena cidade de Nordholz, utilizando as instalações do JLSTE (Joint Lynx Simulator Training Establishment). É a 1ª vez que o treinamento é realizado na Alemanha, visto que o simulador dos Lynx MK-3 e MK-8 operados pela Inglaterra tiveram suas atividades encerradas no último ano.

O JLSTE é um consórcio operado e utilizado no treinamento dos pilotos de Lynx das marinhas alemã, dinamarquesa, portuguesa, holandesa e pela Força Aérea Norueguesa. É um simulador FMFT (Full Mission Flight Trainer) capaz de simular todos os procedimentos de emergência da aeronave, além das missões táticas.

Essa simulação possibilitou aos pilotos treinarem as emergências que não podem ser praticadas nas aeronaves, aumentando, assim, a percepção e diminuindo o tempo de análise para identificação das situações adversas. Fez parte desse processo a instrução para manipular o simulador, onde os próprios pilotos brasileiros conduziram a segunda parte dos adestramentos, sempre assistidos pelos instrutores portugueses.

FONTE e FOTO: MB

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.