UH-12 Esquilo

Por Guilherme Wiltgen

bolacha53anosO 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), é primeira unidade aérea da Marinha do Brasil e foi criado através do Aviso Ministerial 1.003, de 05 de junho de 1961, tendo como primeiro Comandante o Almirante-de-Esquadra (AvN) José Maria do Amaral Oliveira.

O HU-1 vem desde a sua ativação em 17 de abril de 1962, participando de quase todas as operações aeronavais, tendo seus helicópteros presença constante nos exercícios e missões.

O Esquadrão ocupou, inicialmente, as instalações do CIAAN, no Km 11 da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, que se encontravam desocupadas desde a transferência deste Centro para São Pedro da Aldeia.

Operacionalmente, o HU-1 começou a sua vida com cinco oficiais, trinta praças e três helicópteros WS-55 Whirlwind Série I, sendo que apenas um tinha condição de voo.

WS-55 Whirlwind

Nestes 57 anos, o HU-1 operou com onze aeronaves diferentes, entre elas o UH-2A Wasp, carinhosamente chamada de “ABELHA”, que participou da primeira Operação Antártica a bordo do NApOc Barão de Teffé (H 42) em 1982, sendo também a primeira aeronave brasileira a pousar no continente gelado.

UH-2A Wasp N-7040

Hoje, o HU-1 possui no seu inventário nove helicópteros Helibras Esquilo monomotor (UH-12) e oito Esquilo biturbina (UH-13) para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; busca e salvamento (SAR); apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de “O FAZ TUDO” ou somente “TUDÃO”.

No dia 31 de janeiro de 2016, uma aeronave UH-12 Esquilo embarcou na Fragata Independência (F 44) para, pela primeira vez,  integrar o Destacamento Aéreo Embarcado da Operação Líbano IX.

Seu atual Comandante é o Capitão de Fragata Edgard Cardoso Gama.

UH-13 Esquilo

” IN OMNIA PARATUS”

(PREPARADO PARA TUDO)



 

1 Comment

 

  1. 06/06/2018  22:12 by Bruno Responder

    Tenho orgulho deste esquadrao pois meu pai diz que ai fez uma familia e nao amigos. Serviu 28 anos nesses esquadrao

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.