O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) realizou um adestramento de Fast Rope com o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).



O Fast Rope é uma manobra realizada para desembarque rápido de militares por cabo a partir de um helicóptero, e é executada em lugares em que o mesmo não pode pousar.

Esta técnica proporciona uma grande rapidez no desembarque, porém necessita de grande precisão para ser realizada de forma segura e eficiente. Pela primeira vez, a atividade foi realizada com saída simultânea nos dois lados da aeronave, aumentando a rapidez da manobra e diminuindo o tempo de exposição da mesma.

O H225M da Marinha também pode ser equipado com o JDD (Jet Dilution Device), que é o supressor de radiação infravermelho, um dispositivo instalado na saída de gases do motor com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, conferindo maior proteção contra mísseis guiados pelo calor.

Adicionalmente, a aeronave poderá ser configurada com o Chaff/Flare em conjunto com o EWS (Eletronic Warfare System). O EWS é um sistema que utiliza a energia direcionada de um espectro eletromagnético para detectar e identificar sinais advindos de ameaças, negando ao oponente a vantagem no combate, despistando-o com as contramedidas.



 

1 Comment

 

  1. 14/05/2018  23:33 by Wellington Góes Responder

    Um UH-15 CSAR, equipado com RWR e Chaff/Flare.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.