Em 26 de dezembro de 2018, na sede da HELIBRAS em Itajubá-MG, foi concluído o recebimento da aeronave Super Cougar N-7203, terceiro e último UH-15A (C-SAR) a ser recebido pela Marinha do Brasil no Programa H-XBR, totalizando o décimo H225M da Marinha.



Durante os voos realizados na sede da Empresa, a aeronave foi testada criteriosamente pela comissão de recebimento conforme os parâmetros previstos em manual, além de ter sido verificada toda a documentação de referência, sendo todos os resultados obtidos satisfatoriamente.

Esta aeronave foi especialmente projetada para se dedicar as operações de Combate SAR (C-SAR), além de todas as demais missões do UH-15. Esse tipo de missão tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito.

Para o cumprimento da missão, foram incorporados aos equipamentos do UH-15 básico o sistema EWS (Eletronic Warfare System), conjunto de equipamentos auxiliares de defesa responsáveis pela autoproteção periférica da aeronave.

O sistema Integrated Defensive Aids Suite (IDAS), fabricado pela Saab, é composto por sensores que trabalham alertando, com antecedência, as tripulações sobre ameaças de radares (RWR-Radar Warning Receiver), emissão laser (LWS-Laser Warning Subsystem) e mísseis hostis (MWS-Missile Warning Subsystem).

As aeronaves ainda contam com o Supressor de Radiação Infravermelho (JDD-Jet Dilution Device), dispositivo instalado na saída de gases do motor, com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, e também com o dispenser de contramedidas Chaff/Flare.

Outro equipamento exclusivo do UH-15A (C-SAR) é o PLS (Personnel Locator System), equipamento que permite a localização precisa das tripulações a serem resgatadas, sendo a troca de informações criptografadas, possibilitando segurança no cumprimento da missão.

FONTE e FOTOS: MB



 

2 Comments

 

  1. 11/01/2019  10:59 by Marcos Responder

    Pelas especificações mencionadas, pode ser considerado o melhor helicóptero C-SAR da América Latina?

    • 11/01/2019  12:24 by Guilherme Wiltgen Responder

      Marcos,
      Junto ao H225M da versão operacional da FAB (REVO), acredito que são os mais capacitados para executarem C-SAR na AL.
      Abs,

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.