Em 2015, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC), apoiado nas ideias e estudos conduzidos no âmbito do então Projeto Estruturante Novo Sistema de Engenharia (PENSE), propôs ao Estado-Maior do Exército a recriação da Diretoria de Material de Engenharia (DME). Como resultado, o Núcleo da DME foi ativado.



Hoje, no alvorecer da recriação da DME, estão em andamento ações para a modernização de material de emprego militar da Classe VI, assim classificados aqueles referentes à Engenharia e Cartografia. Estudos e ações seguem em curso, desde a fase de Núcleo da DME, para os horizontes de curto, médio e longo prazos, visando à substituição adequada de materiais que se tornaram obsoletos.

A DME é um órgão técnico-normativo, vocacionado à logística de material de engenharia, subordinada ao DEC, para gerir os processos de identificação, catalogação, obtenção, suprimento, manutenção e desfazimento de materiais da Classe VI (Engenharia e Cartografia) e da Classe IV (equipamentos específicos e materiais pré-fabricados e modulares, destinados aos trabalhos de organização do terreno em operações militares). Foi, portanto, ultrapassada a barreira das organizações militares do Sistema de Engenharia, passando, então, a incluir a DME no contexto do Sistema de Logística do Exército Brasileiro.

A DME foi inserida na Estrutura Regimental do Exército pelo Decreto nº 9.3174, de 20 de março de 2018, oficializando sua criação, e, em 18 de maio, o novo Diretor de Material de Engenharia assumiu o cargo.

Desse registro de atividades, constata-se que o primeiro passo para a recriação da cultura da gestão do material Classe VI de todo o Exército Brasileiro foi dado e muito há que ser feito. Neste momento encerra-se apenas uma batalha da complexa e instigante Campanha para o restabelecimento da efetividade da gestão do material de emprego militar da Classe VI.

FONTE: DME


 

3 Comments

 

  1. 12/06/2018  14:43 by Agnelo Responder

    Importante aperfeiçoamento.
    O material de engenharia está cada vez mais complexo, dada as atualizações e desenvolvimento tecnológico. Assim como Com e Eletrônica, ou aviação, vale um cuidado especial.

  2. 12/06/2018  13:03 by Fernando Almeida Responder

    Salve, salve o Castelo lendário da arma azul turquesa....A Engenharia, tenho orgulho por ter através dessa Arma, servido ao meu País. "Nós somos da Pátria a guarda".

  3. 12/06/2018  10:46 by jorge afonso martinez Responder

    Importante notícia. Não lembro que órgão absorvia a ADM desse material antes,mas,procede a preocupação, fundamental arma dos exércitos em todos os tempos,tanto na guerra como na paz. Assim como as demais,sempre se modernizando,deve mesmo ser controlada e acompanhada
    com atenção especial!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.