O destróier americano USS Dewey lançou no ano passado 20 projéteis de hipervelocidade (HVPs) de um canhão padrão Mk 45, disseram fontes oficiais familiarizadas com o teste em declarações à USNI News . De acordo com este portal de notícias do Instituto Naval dos EUA, o “experimento silencioso” pretendia acrescentar uma nova utilidade a uma arma encontrada em quase todos os navios de guerra americanos.



O julgamento teria sido conduzido pela Marinha e pelo Escritório de Capacidades Estratégicas do Pentágono durante os exercícios navais da Rim of Pacific 2018 (RIMPAC). Esses lançamentos fazem parte de uma série de estudos que visam demonstrar que a Marinha poderia transformar esse “canhão de deck de 40 anos” em uma “arma efetiva e de baixo custo contra mísseis de cruzeiro maiores e veículos aéreos não tripulados”, explica o artigo.

Eficaz e econômico

Projéteis hipervelocidade foram originalmente concebidos para as armas ferroviárias eletromagnéticas, mas agora a Marinha e do Pentágono ver neles um uso potencial como nova arma de defesa contra mísseis que podem lançar rodadas guiadas velocidades quase hipersônicos.

Bryan Clark, do Centro de Avaliação Estratégica e Orçamentária, explica que as armas da Marinha dos EUA atualmente usados ​​contra ameaças de mísseis de cruzeiro – por exemplo, no Oriente Médio – são eficazes, mas também muito caros, e podem custar um ou dois milhões de dólares por míssil. Em contraste, um projétil de hipervelocidade, “mesmo nas estimativas mais altas”, está na faixa entre US $ 75.000 e US $ 100.000 , diz o especialista.

Da mesma forma, os projéteis também poderiam ser usados ​​com peças de artilharia em terra pelo Exército e pelo Corpo de Fuzileiros Navais e a bordo dos destróieres da classe Zumwalt da Marinha dos EUA.

Embora as fontes consultadas afirmem que o teste do último verão não foi classificado, tanto o Escritório da Secretaria de Defesa quanto o Escritório de Pesquisa Naval não reconheceram o lançamento quando contatados pela USNI News.

FONTE: RT



 

1 Comment

 

  1. 10/01/2019  12:52 by HMS TIRELESS Responder

    Uma alternativa aos Railguns?

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.