Marcus Wallenberg ao centro

Por Kim Robert McLaughlin

A família industrial mais poderosa da Suécia (controladora da Saab), investiu 11 milhões de euros (US $ 13 milhões) em uma fabricante de uma plataforma de software que permite às empresas usar inteligência artificial para melhorar seus negócios.



A Peltarion AB, com sede em Estocolmo, levantou os fundos da FAM, a holding pertencente às três maiores fundações da Wallenberg, e usará o dinheiro para contratar mais funcionários e acelerar o desenvolvimento de seu software, afirmou em comunicado enviado por email na terça-feira.

O financiamento também foi fornecido pela EQT Ventures, em parte de propriedade da empresa controladora da família Wallenberg, a Investor AB. O novo investimento leva o financiamento total da Peltarion a 14 milhões de euros.

“A AI já está revolucionando muitas empresas em todo o mundo, mas também está esgotando o escasso recurso de talentos da AI no mundo”, disse Marcus Wallenberg, presidente da FAM, em comunicado. Soluções como a da Peltarion podem ajudar a garantir que as empresas possam ter acesso mais fácil à tecnologia de IA, disse ele.

De carros autônomos a fábricas movidas a robôs, a inteligência artificial está reformulando partes significativas da economia global. A Peltarion faz uma plataforma de nuvem gráfica que desenvolve, gerencia e implanta sistemas de IA usando conjuntos de dados públicos ou proprietários. A ideia de negócio da empresa é comercializar sua plataforma para empresas que não possuem os recursos ou experiência para criar seus próprios aplicativos, mas ainda querem melhorar suas operações com a IA.

“Há muita publicidade em torno da AI, e muitas vezes as pessoas esperam muito a curto prazo”, disse o fundador e CEO da Peltarion, Luka Crnkovic-Friis, em uma entrevista em Estocolmo. “Mas, no longo prazo, afetará muitos setores e a situação atual é que a tecnologia é controlada por um punhado de grandes empresas de tecnologia. Não achamos isso bom e queremos espalhá-lo para o maior número de pessoas possível ”.

A Peltarion foi fundada há 14 anos em Estocolmo. Empresas e organizações, incluindo a NASA, o Deutsche Bank AG e a Tesla Inc., usam seu software.

FONTE: Bloomberg



image_pdfimage_print

 

1 Comment

 

  1. 13/05/2018  2:27 by Ivan BC Responder

    Parabéns aos suecos, grande trabalho! Pequeno grande país!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.