Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen

A 20ª edição da FIDAE, teve muitos visitantes importantes, tais como o debut na feira do caça Stealth F-35 Lightining, do caça Stealth F-22 Raptor, dentre  outros, mas um dos visitantes chamou a atenção por seu tamanho e sua idade. Estamos falando do Bombardeiro Boeing B-52H Stratofortress, um ícone da “Guerra Fria”, ainda em operação na Força Aérea Americana (USAF).



O Boeing B-52H Stratofortress da USAF s/n 61-0036 decolou de Barksdale Air Force Base em Luisiania, e voou aproximadamente 11:40 horas até o  Aeroporto Arturo Merino Benitez, em Santiago, onde na chegada, fez uma passagem baixa, onde com o som característico de seus 8 motores Pratt & Whitney YJ57-P-3, encantou a todos os que estavam presentes na FIDAE.

       

A aeronave foi colocada em uma posição central no pátio onde podia ser vista de qualquer lugar da Feira. Infelizmente, a mesma não foi disponibilizada para visitas em seu interior, ou seja, não foi nesta oportunidade que entramos em um B-52H operacional.

       

Apesar de estar com seu ‘Bomb Bay’ aberto, nenhuma “bomba” foi exposta, porém, este B-52H veio equipado com um pod designador de alvos, Lockheed Martin Sniper, como pode ser observado nas imagens abaixo.

       

Pod designador de alvos Lockheed Martin Sniper

Decididamente uma “senhora” aeronave. Que voe por muitos anos ainda!


 

3 Comments

 

  1. 18/04/2018  17:53 by Beto Santos Responder

    Poxa pessoal adorei a reportagem e as fotos me deixou muito empolgado e encantado mas quando li no texto aquela passagem baixo com o som característico dos motores eu fiquei vibrando esperando escutar também este belo som que eu não faço ideia de como seja, poderiam ter gravado este som no evento né ou pelo menos coloca ai pra gente ver como é se tem arquivado de algum outro evento ou testes, abraços a todos e parabéns pela reportagem, adorei.

    • 18/04/2018  22:07 by Luiz Padilha Responder

      Infelizmente o cartão da filmadora queimou d perdermos a passagem pouso e taxi. :(

  2. 17/04/2018  17:52 by Tomcat3.7 Responder

    Uma máquina fenomenal e que vai ganhar sobrevida com sua modernização e remotorizaçao.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.