No dia 19 de setembro, o Comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL), Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez, recebeu, a bordo da Fragata “Liberal” (F 43), o Major-General Stefano Del Col, Head of Mission/Force Commander (HoM/FC), realizando seu primeiro embarque em navios da FTM desde que assumiu o comando da UNIFIL. O General estava acompanhado do Subchefe de Operações de Paz do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Contra-Almirante (FN) Rogério Ramos Laje.



Durante o embarque, o General Del Col pôde conhecer, in loco, como são executadas as atividades diárias dos navios da FTM, com o propósito de manter a Área Marítima de Operações monitorada, controlada e estável, bem como familiarizar-se com exercícios e adestramentos internos conduzidos rotineiramente, no mar, nos navios da Marinha do Brasil.

O General Del Col teve a oportunidade de presenciar um exercício simulado de “Crash” de aeronave no convoo, evoluindo para o guarnecimento de Postos de Combate, seguido de visita à Enfermaria, uma Estação de Controle de Avarias (Reparo II) e ao Centro de Controle do Navio.

No Centro de Operações de Combate (COC), ele recebeu um briefing sobre a compilação do quadro tático de superfície e aéreo, e presenciou, posteriormente, do Passadiço, um adestramento de fainas marinheiras com o navio grego “Nikoforos Fokas”, durante o exercício de “Light Line”, finalizando o dia com um sobrevoo, embarcado na aeronave AH-11A Super Lynx N-4006, pela Área de Operações Marítima.

Por fim, com o intuito de apresentar informações sobre as atividades diárias da Força Tarefa Marítima e seus principais desafios futuros, foi realizada uma palestra ao FC/HoM, pelo Comandante da FTM, destacando-se as capacidades dos navios, em termos de prontidão e adestramento, bem como uma avaliação sobre a evolução dos treinamentos que são realizados com o propósito de capacitar a Marinha Libanesa a desempenhar, futuramente, as tarefas de segurança e salvaguarda marítimas, por conta própria.

O Brasil faz parte da UNIFIL desde 2011, quando passou a integrar e a comandar a Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, atualmente composta por 763 militares, de seis diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia, Turquia e, como Flag Ship da FTM-UNIFIL, a Fragata “Liberal”, com sua aeronave orgânica AH-11A Super Lynx.

FONTE E FOTO: MB

 

2 Comments

 

  1. 30/09/2018  9:49 by Vovozao Responder

    Bdia 30/09 - Guilherme, como vcs aí são bem informados gostaria que confirmassem o seguinte: antes da saída do almte Leal, ele deixará de presente para a MB, 4(quatro) presentes digo deixará e não como perspectiva, mais sim coisa já resolvida que são 1 submarino, 2 caças-minas, e, 1 Wave, quero dizer tudo já comprado e lançado; isto é verdade, e, só ficaria pendente as escoltas para o novo cmte.

    • 30/09/2018  11:14 by Guilherme Wiltgen Responder

      Vovozao,
      Quando o AE Leal Ferreira passar a "Cana do Leme" ao próximo CM, teremos o Submarino Riachuelo lançado ao mar e provavelmente a definição da CCT. O resto está no campo das possibilidades.
      Abs,

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.