Fragata ‘Constituição’ (F 42) representará a MB em evento alusivo à 1ª Guerra Mundial na França

No período de dia 22 de maio a 23 de julho, a Fragata Constituição participará das Comemorações Alusivas ao Centenário da 1ª Guerra Mundial, na cidade de Brest, França, onde representará o Brasil e a Marinha em diversos eventos, entre eles o Desfile Naval, oportunidade ímpar para estreitar laços com as Marinhas amigas.

O navio partirá do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro às 10h, e fará escalas logísticas em Natal-BRA e Las Palmas-ESP, com previsão de chegar em Brest-FRA no dia 7 de junho. Em seu regresso, a Constituição aportará novamente na cidade espanhola e em Fortaleza-BRA, finalizando a comissão em seu porto sede.

O envio de um navio brasileiro para essa celebração deve-se a participação da Marinha do Brasil na Primeira Grande Guerra, que se formalizou com a Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) atuando ao lado das Forças Aliadas, sob o comando do Almirante Pedro Max Fernando de Frontin. A DNOG, constituída pelos Cruzadores Rio Grande do Sul e Bahia, Contratorpedeiros Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Paraíba, Tender Belmonte e Aviso Laurindo Pitta, teve como missão o patrulhamento da região entre Dakar, São Vicente e Gibraltar na costa da África.

FONTE: Comando da Força de Superfície