No período de 22 a 27 de julho, o Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Almirante Guillobel” e o Navio Patrulha (NPa) “Gurupi” participaram da Operação MISSILEX-2017, cuja tarefa era realizar exercícios no mar com lançamento de mísseis, torpedos de exercício e bombas, tendo como alvo do treinamento o casco da ex-Fragata “Bosísio”.

Os navios do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (GptPatNavSE) contribuíram com a operação por meio do reboque do alvo, que necessitou de longa preparação e de uma série de adestramentos mensais para a tripulação do RbAM “Almirante Guillobel”. O NPa “Gurupi” atuou como figurativo inimigo no exercício de trânsito sob múltiplas ameaça e, ainda, como navio auxiliar ao longo do trânsito do reboque, sendo responsável pela identificação de alterações de flutuabilidade do casco.

Visando otimizar a permanência dos navios no mar, foram realizadas, durante o reboque, exercícios de Light Line e Leap Frog – que envolvem aproximações entre navios para transferências de material ou pessoal durante a navegação.

FONTE: MB

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.