O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e meios subordinados realizaram, entre os dias 10 e 16 de abril, a Operação “Adestrex NE-II”, que teve por propósito elevar o nível de adestramento dos meios operativos subordinados ao Comando do 3º Distrito Naval, sediado em Natal (RN).

O Grupo-Tarefa, formado pelo Rebocador de Alto-Mar Triunfo e pelos Navios-Patrulha Grajaú, Guaíba, Graúna e Goiana, realizou exercícios relacionados diretamente às tarefas atribuídas às forças navais distritais, tais como: suspender em postos de combate sob ameaças assimétricas; transferência de óleo no mar; tiro de superfície; reboque; avarias operacionais; navegação em baixa visibilidade e em canal varrido; fundeio de precisão e manobras táticas, na área marítima entre Natal (RN) e Cabedelo (PB).

Os exercícios permitiram a condução em ambiente controlado de ações de superfície típicas de missões de Busca e Salvamento (SAR) e Patrulha-Naval, para as quais se destina o emprego dos meios. Foram realizadas, ainda, pelos Navios-Patrulha Grajaú e Guaíba, ações de Inspeção Naval em proveito da Capitania dos Portos da Paraíba, que resultou em cinco embarcações notificadas.

Com a finalidade de ampliar a divulgação da Marinha junto à população de Cabedelo, os navios ficaram abertos à visitação pública durante a sua estadia no porto da cidade.

FONTE e FOTOS: MB

image_pdfimage_print

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.