Pela primeira vez, guardas-marinha femininas, todas do Corpo de Intendentes da Marinha, realizarão a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), a bordo do Navio-Escola Brasil, que desatracará da Base Naval do Rio de Janeiro no próximo dia 22 de julho. As 12 guardas-marinha são as primeiras mulheres a completar o curso da Escola Naval.



A viagem tem o objetivo de complementar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares durante os quatro anos em que cursaram naquela instituição de ensino, aprimorar a formação cultural dos futuros oficiais da Marinha do Brasil e representar nosso país nos portos a serem visitados, promovendo o vínculo com as nações amigas. A viagem prevê aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval.

Ao término da viagem, prevista para dezembro deste ano, os 208 militares serão nomeados segundos-tenentes e distribuídos por organizações militares da Marinha no território nacional. Além dos brasileiros, embarcarão sete estrangeiros, representantes de Angola, Líbano, Namíbia, Nigéria e Senegal, que cursaram a Escola Naval. Também realizarão a viagem, militares convidados das marinhas da Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos da América, França, México, Paraguai, Portugal e Reino Unido, além de representantes do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e da Marinha Mercante Brasileira.

Os jovens oficiais visitarão quinze portos em dez países. No roteiro da viagem, estão previstas escalas em Natal, Belém e Fortaleza (Brasil), Las Palmas e Valência (Espanha), Toulon e Rouen (França), Pireu (Grécia), Gênova (Itália), Lisboa (Portugual), Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Baltimore e Miami (Estados Unidos da América) e Cartagena (Colômbia).

FONTE: CCSM


 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.