Imagens de alta resolução divulgadas nesta quinta-feira (5) confirmou o que observadores e analistas de inteligência já tinham conhecimento desde março do ano passado: A instalação de mísseis balísticos russos com capacidade nuclear na Síria.

Capturada em 28 de dezembro pelo satélite israelense Eros B, as imagens foram publicadas no site da ImageSat International (iSi), uma subsidiária da IAI (Israel Aerospace Industries), a empresa estatal que constrói todos os satélites espiões de Israel.

Em uma seção do site do iSi chamado Insights, a empresa mostra uma imagem sobre a base de Hmeymin, em Latakia, na Síria do que seriam dois veículos de lançamento Iskander, cada um capaz de lançar mísseis SS-26.

Outras imagens compararam uma foto capturado no final de novembro, o que mostra seis diferentes “elementos de mísseis” em redes de camuflagem, com uma tomada em 28 de dezembro de um local próximo, em que os dois veículos estão expostos.

Comparação de imagens

À esquerda, uma foto capturado no final de novembro mostra seis elementos de mísseis em redes de camuflagem. À direita, outra foto de uma localização próxima capturada em 28 de dezembro, mostra dois veículos expostos. Crédito da foto: ImageSat Internacional

“Muito provavelmente, fortes chuvas e inundações forçaram a mudança desses dois elementos para o local em que foram revelados por analistas iSi”, observou a empresa em seu relatório.

A empresa alegou que as suas imagens de satélite “são as primeiras evidências visuais da presença do sistema na Síria” e que elas foram as primeiros a revelarem o local de implantação do sistema.

FONTE e FOTOS: iSi

image_pdfimage_print

 

9 Comments

 

  1. 07/01/2017  16:00 by Fred

    Mísseis Iskander podem transportar ogivas convencionais ou nucleares,
    o mesmo se dá com os mísseis de cruzeiro Tomahawk,
    a presença destes mísseis, russo ou estadunidense, não é prova de presença armas, nucleares, embora nos dois casos sempre exista a possibilidade...

  2. 07/01/2017  16:10 by Fred

    Aliás, em se tratando de Rússia e EUA, duas potências nucleares,
    a presenças de armas atômicas sempre é uma possibilidade.
    Além dos mísseis balísticos baseados em terra, ambos possuem mísseis de cruzeiro lançados do ar e do mar com capacidade de trasportar ogivas atômicas,
    Tomahawk e Kalibr são os dois mais conhecidos...

  3. 07/01/2017  20:09 by Renato

    Mas será que levaram armas atômicas?
    Com que objetivo?
    Ataque ou defesa?
    Esses lançadores de mísseis são alvos fáceis...

  4. 07/01/2017  23:15 by IK

    Atomica e formiga do desenio animado. Armas sao nucleares.

    Precisa entender o que esta lendo. Ninguem esta afirmando presenca das armas nucleares, somente dos lancadores SS-26 Stone.

  5. 08/01/2017  2:54 by LEONARDO CORREA DE ARAUJO PASSOS

    Armas nucleares são, em tese, usadas apenas para defesa.
    Mas o Japão prova que não.
    Todavia é sempre bom lembrar que a guerra do Iraque, século XXI, teve início em uma suposta arma de destruição em massa, que nunca existiu.
    No Brasil se tem uma; a fome.

  6. 08/01/2017  8:40 by IK

    Nao xoncordo com nobre colega. Nunca ouviu sobre armas nucleares taticas que podem ser usada para aniquilar centros Logistics e grandes formacoes militares? Isso e dotrina moderna Russa.

  7. 10/01/2017  11:54 by Renato B.

    Os russos tem submarinos de mísseis, seria desnecessário deixar Iskander lá para isso. Me parece mais uma forma de passar, um recado. Especialmente para Turquia e o resto da Otan. Lembrando que Israel tem o Iron Dome, um dos sistemas antimísseis mais eficazes e o mais testado do mundo. Aposto que eles já sabiam disso diretamente do Putin.

  8. 10/01/2017  13:22 by Jose Luiz Esposito

    Leonardo Correa de Araujo Passos , por favor informe a todos onde há Fome no Brasil ,seria um Furo de tua parte !!

  9. 10/01/2017  13:26 by Jose Luiz Esposito

    Quando os EUA colocam em suas Bases Armas Nucleares , geralmente nas proximidades de outros países ,ninguém aqui discute se são Defensivas ou não ,mas basta a Rússia e agora a China ,pronto a sua Rede de **Puxa Saco** ,passam a gritar e aponta-los como Agressores !!

Leave a reply

 

Your email address will not be published.