INS Kalvari (S 50) é o primeiro de seis submarinos construídos na Índia, e o primeiro dentro do programa “Make in India”. O Naval Group se orgulha de contribuir com a soberania da Índia, trazendo à sua marinha, autonomia e superioridade técnica regional como potência submarina.

O submarino da classe Kalvari baseia-se nos submarinos de ataque diesel-elétrico da classe SCORPENE®, projetados pelo Naval Group e construídos pelo Mazagon Dock Shipbuilders Limited (MDL). Como parte da iniciativa “Make in India”, o grupo criou um ecossistema industrial sólido de defesa, para o programa dos submarinos P75. Portanto, uma parte significativa do equipamento de alta tecnologia fornecido pelo Naval Group, foi produzido na Índia. O comissionamento do INS Kalvari é uma ocasião que marca a celebração de 50 Anos (Jubileu de Ouro) da Força de Submarino da Marinha Indiana, comemorado em 2017.

Hervé Guillou, Presidente do Naval Group, expressou sua satisfação: “O Naval Group se orgulha de ter contribuído para o comissionamento do INS Kalvari, que atinge nossa meta de fortalecer a parceria estratégica na Índia. Estamos operando aqui há mais de uma década e, junto com o nosso parceiro MDL, fomos a primeira empresa a oferecer uma iniciativa tão grande dentro do exigente conceito “Make in India”, permitindo a auto-suficiência da Marinha Indiana. Estamos convencidos de que tais parcerias, baseadas em confiança e qualidade, são a chave para o sucesso a longo prazo, para a indústria de defesa indiana e a garantia da sua soberania”. O primeiro da classe, o INS Kalvari, lançado ao mar em 27 de outubro de 2015, iniciou seus testes de mar em 2016. Realizou com sucesso o lançamento do míssil anti-navio MBDA SM39 e de torpedo, portanto, o submarino está pronto para o combate. O INS Khanderi, o segundo submarino da classe Kalvari, foi lançado em 12 de janeiro de 2017, em Mumbai, e está passando por testes de mar.

Os quatro submarinos restantes, se encontram em diferentes estágios de construção e serão entregues a cada 12 meses.

O primeiro submarino do Grupo Naval totalmente construído através da transferência de tecnologia

INS Kalvari é também o quinto submarino da classe SCORPENE comissionado em todo o mundo. O Naval Group já entregou dois desses submarinos para o Chile e dois para a Malásia. O INS Kalvari é único de sua classe, por ser o primeiro a ser construído em um país cliente sob transferência de tecnologia de construção e qualidade do Naval Group.

Assim como na Índia, quatro submarinos SCORPENE® estão atualmente em construção em Itaguaí, dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil.

FONTE e FOTOS: Naval Group

 

1 Comment

 

  1. 14/12/2017  16:08 by Andre Responder

    Belo dia para lançamento de navio! Mas e aí como será que ficou aquela crise das informações confidenciais do submarino? Esperaram a poeira abaixar? Parabéns aos indianos por essa conquista, por que não é nada fácil chegar a esse estágio na produção de um navio, ainda mais quando esse navio é um submarino.
    Os alemães faliram a França na Segunda Guerra e nem por isso os franceses ficam para trás em sua capacidade de fornecer submarinos, rivalizando inclusive contra os próprios alemães nesse importante mercado. A Marinha do Brasil tentou desenvolver submarinos mas com os sucessivos desgovernos que sempre tivemos não foi possível evoluir. Portanto o Prosub não deixa de ser uma consequência desse descaso com os interesses nacionais.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.