São Paulo, 17 de agosto de 2017 – Os visitantes da Labace 2017 (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), que ocorre entre os dias 15 e 17 de agosto, em São Paulo, terão uma experiência imersiva com Helionix®. A Helibras disponibilizará um simulador do novo aviônico em seu estande, apresentando todos os detalhes do sistema inovador.

O Helionix® conta com três telas multifuncionais que integram diversas funções como mapa digital, visão sintética, percepção situacional aumentada e um novo conceito de alertas para a tripulação, entre outros diferenciais. Além disso, o sistema dispõe do piloto automático de quatro eixos mais avançado do mercado. Essas características oferecem maior flexibilidade e segurança para as operações.

“A interface homem-máquina está no centro das nossas preocupações. Como o Helionix®, priorizamos a simplicidade e a intuição para reduzir a carga de trabalho dos pilotos de helicóptero, proporcionando as informações necessárias, no momento preciso”, comenta Richard Marelli, presidente da Helibras.

Projetado pela Airbus Helicopters exclusivamente para uso em seus helicópteros modelos H135, H145, H160 e H175, o moderno sistema Helionix®, exibe todos os parâmetros de voo, bem como os dados de gerenciamento da célula e dos motores, em uma única tela. A função Part Time Display apresenta resumidamente esses mesmos parâmetros, permitindo ao piloto avaliar rapidamente a situação, o que reduz sua carga de trabalho e aumenta a concentração na missão.

O Helionix® é altamente modular, com redundâncias que garantem a segurança na operação e totalmente integrado a um piloto automático de quatro eixos. O cockpit foi incrementado com três robustos displays digitais compatíveis com o uso de óculos de visão noturna (NVG). Com suas duas telas touchscreen de GPS/ NavCom GTN-750, o Helionix® garante um sistema único para navegação, comunicação e alerta de tráfego TAS 620A, para a detecção de outras aeronaves, totalmente integrado.

O aviônico também permite o monitoramento do status de todos os subsistemas do helicóptero, o que facilita os registros e a execução das manutenções da aeronave. A Helibras terá em breve um simulador desses (HATS – Helicopter Aircrew Training System) em seu Centro de Treinamento, para a capacitação de pilotos e mecânicos.