Por Luiz Padilha

A LRAD Corporation começou em 1996 sua engenharia de soluções acústicas para os mercados governamentais e comerciais, ao introduzir sua primeira tecnologia de som direcionada. Quando o destroyer USS Cole (DDG 57), foi atingido por uma lancha carregada de explosivos, ceifando a vida de 17 marinheiros com 39 feridos, em um ataque terrorista, uma equipe de engenheiros iniciou o desenvolvimento de um revolucionário dispositivo acústico de longo alcance, criando assim a LRAD – Long Range Acoustic Device®.

Em 2013, a LRAD lançou sua linha de produtos de comunicação de massa omnidirecional avançada, ONE VOICE®, que possui cobertura de área incomparável e com total clareza vocal. Atualmente mais de 70 países utilizam as soluções da LRAD em diversas aplicações, tais como comunicação em massa na área pública, na área de defesa, segurança marítima, infraestrutura crítica, segurança de perímetro, segurança industrial, segurança de fronteiras, portos, comunicação de segurança pública, situações de emergência e controle e preservação da vida selvagem.

Sr Richard Danforth, Chief Executive Officer da LRAD

O editor da revista eletrônica Defesa Aérea & Naval, esteve na sede da LRAD, situada na cidade de San Diego-CA, onde foi recebido pelo, Sr Richard Danforth, Chief Executive Officer, que gentilmente lhe recebeu e, conversando sobre o mercado brasileiro de Defesa, demonstrou muito conhecimento sobre o Brasil e seus programas de Defesa.

Após esse encontro, o Sr Chris Roller, Vice Presidente de Negócios e Desenvolvimento e o Sr Marcel Naujok, Diretor de Vendas para Ásia e América Latina, apresentaram as novas soluções da LRAD além de sua linha de montagem, onde observei o profissionalismo de seus funcionários e a qualidade dos produtos ali fabricados.

Marcel Naujok , Diretor de Vendas para Ásia e América Latina e Chris Roller, Vice President Business Development com o Sound Barrier System, criado para viaturas das Embaixadas, mas já comercializado para outros veículos

Durante a visita, Marcel Naujok enfatizou que após o ataque ao USS Cole, as regras de engajamento da US Navy mudaram, e a LRAD com suas soluções proporcionaram o aumento na segurança de seus navios, transmitindo advertências em distâncias seguras, proporcionando tempo de reação adequado para ações contra uma ameaça, criando perímetros de segurança prolongados. Para isso, a US Navy optou pelos LRAD 1000Xi e 1000RX que possibilitam manter ameaças à uma distância segura de seus navios.

       

Mas a atuação da LRAD não se limita apenas a proteção de navios de guerra, ela também provê soluções para a defesa de Bases Navais, Aéreas e Terrestres, com diferentes soluções, que utilizam o feixe de som concentrado da tecnologia CORE, a qual transmite mensagens de voz altamente inteligíveis e multilíngue (ao vivo ou pré-gravadas) e poderosos tons de dissuasão em intervalos prolongados.

Isso é possível graças aos equipamentos desenvolvidos pela empresa para atender as necessidades de seus clientes. Em seu laboratório são desenvolvidos up-grades, mantendo sempre seus equipamentos atualizados, ante as novas necessidades que surgem no mundo.

       

As possibilidades de utilização das soluções LRAD são inúmeras e possuem resultados comprovados através de seus operadores, o que motiva a empresa a continuar sua busca em aperfeiçoar mais e mais seus produtos, como pode ser visto abaixo, com dois modelos utilizados atualmente pela Marinha americana na proteção de seus navios e bases.

       

Áreas de atuação

As opções para a utilização das soluções LRAD são muitas e estão em uso atualmente por mais de 70 operadores em todo o mundo, como por exemplo, antiterrorismo, força de segurança portuária, anti-pirataria, proteção de navios, proteção de plataformas de petróleo, operações ribeirinhas, ações anti-contrabando e tráfico humano em área de fronteira, pesca ilegal, busca e resgate (acidentes ou desastres naturais), segurança de perímetro de bases militares ou industriais, proteção de centrais energéticas (elétrica e nuclear), proteção de comboio de veículos, controle de multidão durante distúrbios em cidades e penitenciárias, dentre outras.

Os produtos LRAD são exportados para vários países, e a empresa durante esta visita, estava finalizando a fabricação de equipamentos para um país da Ásia Central, como pode ser visto abaixo.

       

            

Mobile Mass Notification System pronto para ser enviado ao cliente na Ásia Central

Soluções LRAD para diferentes necessidades

            

A LRAD tem obtido de seus operadores excelentes feedbacks, e isso só fez aumentar a certeza de que seus produtos atingem em cheio as necessidades de seus clientes.

Militarmente, tanto em veículos quanto em navios, os equipamentos LRAD podem ser instalados junto com uma metralhadora, sistema de visão noturna/infra-vermelho e mira a laser, conferindo ao veículo, diferentes opções de utilização. E isso faz muita diferença, pois proporciona ao operador diferentes possibilidades de uso do produto.

Os equipamentos LRAD também podem ser instalados em helicópteros no auxílio as operações policiais, bem como em desastres naturais, emitindo avisos de evacuação por exemplo, onde a clareza de voz dos avisos, pode salvar muitas vidas.

 Exemplos de utilização das soluções LRAD (Clique nas imagens e assista aos vídeos)

       

       

Mercado brasileiro

No Brasil, além da LRAD estar presente nos navios da Marinha do Brasil, o campo para a utilização dos produtos LRAD é gigantesco e a alta qualidade dos produtos, somada a sua garantia, criam boas perspectivas para a empresa com relação ao mercado brasileiro, que é carente neste tipo de solução.

Os produtos LRAD podem ser empregados por exemplo, na proteção das usinas nucleares de Angra, na proteção de penitenciárias, em distúrbios urbanos contra manifestantes no lugar de blindados com jato d’água, pelo Corpo de Bombeiros tanto em incêndios quanto na preservação da vida no salvamento e resgate nas praias e na proteção das plataformas de petróleo em acidentes e contra a constante invasão de barcos de pesca na área de segurança com suas redes de pesca, causando perigo nas operações submarinas das plataformas. Neste caso, apenas com a presença de Navios Patrulha da Marinha, a área de segurança é respeitada, e com a adoção da solução LRAD, essas invasões certamente seriam coibidas, como ocorre nas ações anti-pirataria.

Com a parceria iniciada com a Marinha do Brasil e as excelentes perspectivas de novos operadores virem a se equipar com as soluções LRAD, a empresa cogita se instalar no Brasil, onde espera poder dar total suporte tanto à Marinha, como para os novos operadores de seus equipamentos.

Nós do Defesa Aérea & Naval apoiamos e torcemos para que esta iniciativa ocorra, pois além de gerar empregos, será mais uma empresa de tecnologia se instalando no país.

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.