Os conflitos em ambientes urbanos fazem parte de uma das mais frequentes atuações operacionais do Exército Brasileiro. Nas operações de imposição e manutenção da paz, como ocorrido no Haiti, ou nas Operações de Cooperação e Coordenação com Agências – Garantia da Lei e da Ordem, realizadas em diversas cidades brasileiras, é imprescindível que o combatente moderno consiga atuar em ambientes citadinos, com a presença da população civil, garantindo a estabilização da localidade.

Durante a Manobra Escolar o município de Quatis- RJ foi utilizado como local de simulação de um investimento em ambiente urbano. As tropas de Infantaria, formadas pelo 84º Batalhão de Infantaria Mecanizado e a 1ª Companhia de Fuzileiros Blindada, compostas para o exercício, tiveram a oportunidade de praticar o isolamento, bloqueio, investimento e controle de uma zona urbana dominada por uma força adversa.

Com isso, os futuros oficiais e as praças em formação enriqueceram o seu arcabouço de conhecimentos e chegarão às suas próximas organizações militares muito mais preparados para atuar em situações desta natureza, no Brasil e no exterior.

FONTE e FOTO: EB