Fragata FREMM ASW Normandie

Por Xavier Vavasseur – Editor-chefe

A Marinha Francesa (Marine Nationale) resolveu modificar suas duas últimas fragatas FREMM ASW (guerra anti-submarino), Bretagne (D655) e Normandie (D651), para poder implantar o míssil superfície-ar Aster 30 de longo alcance da MBDA. As fragatas anteriores da classe são limitadas aos mísseis Aster 15 de menor alcance por causa dos sistemas VLS mais curtos.



A informação foi revelada pela primeira vez por nossos colegas da mídia online francesa Mer et Marine, e confirmada por um oficial da DGA e pelo comandante da Normandie, a última fragata FREMM ASW.

Enquanto as quatro primeiras fragatas FREMM são equipadas com 2 sistemas de lançamento vertical (VLS) SYLVER A43 limitados para Aster 15 SAM, a DGA (Agência Francesa de Aquisição de Defesa) e a Marinha Francesa decidiram modificar as fragatas Bretagne e Normandie para que pudessem implantar o Aster 30. Para fazer isso, os dois sistemas SYLVER A43 foram substituídos pelo SYLVER A50, mais alto.

Durante a conferência de imprensa da Euronaval 2018, Laurent Sellier, o chefe de programas navais na DGA explicou que esta foi uma decisão pragmática, o que faz muito sentido: A modificação foi bastante fácil de conduzir e foi bastante acessível. A modificação está ligada às duas fragatas da classe Cassard perto do fim de sua vida útil (especialmente seu míssil SM-1, que atingirá o fim de seu ciclo de vida em 2020. Graças aos seus mísseis SYLVER A50 e Aster 30, as fragatas Bretagne e Normandie serão capazes de realizar defesa aérea, defesa de superfície e escoltar unidades de alto valor como os LHDs da Marinha Francesa. Eles estão mantendo seus dois VLS “Strike length” do SYLVER A70 para implantar mísseis de cruzeiro navais, mas uma fonte do Naval Group confirmou que estes não podem disparar o SAM e são limitados exclusivamente a mísseis de cruzeiro. A Aquitaine pode implantar 16x SAM e 16x mísseis terrestres de ataque terrestre graças às suas células com 32x VLS.

Quando perguntado se toda FREMM ASW seria adaptada para o Aster 30, Laurent Sellier disse que este não é o plano no momento. Ele acrescentou que inicialmente, Bretagne e Normandie receberiam apenas Aster 15 (não Aster 30), pois é uma medida de precaução por enquanto.

Durante nossa visita ao estaleiro Lorient do Naval Group, na semana passada (como parte da viagem de imprensa da Euronaval de 2018), pudemos embarcar na Normandie. O capitão (capitaine de vaisseau) Soubrier explicou ainda que enquanto o SYLVER A50 é instalado a bordo da fragata, o software de lançamento ainda precisa de uma atualização. Por esta razão, as duas últimas fragates FREMM da variante ASW inicialmente ainda embarcarão os mísseis Aster 15.

O Naval Group está agora construindo duas fragatas FREDA, variantes de defesa aérea da fragata FREMM. Eles terão quatro sistemas SYLVER A50 para um total de 32 SAM (provavelmente uma mistura de Aster 15 e 30), bem como uma variante reforçada do radar multifuncional Herakles para lidar com a faixa do Aster 30 (um recurso que está faltando a bordo da Bretagne e Normandie) e um radar de controle de tiro (que não está presente na FREMMs ASW).

Sobre a família de mísseis Aster

Segundo a MBDA, os mísseis Aster são a pedra angular dos programas de defesa aérea naval e terrestre da Europa. A família de mísseis Aster compreende o Aster 15 para curto e médio alcance e o Aster 30 para curto e longo alcance. Existe uma extensa comunalidade entre as duas variantes, com ambos os mísseis apresentando as mesmas características. O Aster é um míssil leve, altamente manobrável e ágil, equipado com um seeker RF ativo de alto desempenho. Graças à combinação única de controle aerodinâmico e controle vetorial de empuxo direto chamado “PIF-PAF”, o míssil é capaz de altas manobras. Juntos, esses recursos dão ao Aster um recurso de hit-to-kill incomparável.

ASTER 15 CARACTERÍSTICAS:

Peso Aster 15: 310 kg
Comprimento Aster 15: 4,2 m
Diâmetro Aster 15: 180 mm
Gama Áster 15: Superior a 30 km
Velocidade: Velocidade máxima: Mach 3

ASTER 30 CARACTERÍSTICAS:

Peso Aster 30: 430 kg
Comprimento Aster 30: 4,9 m
Diâmetro Aster 30: 180 mm
Gama Aster 30: Mais de 100 km

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Navyrecognition



 

2 Comments

 

  1. 11/10/2018  8:05 by Vovozao Responder

    Bdia, 11/10 - quinta-feira, Padilha, vc sempre bem informado poderia confirmar uma informação:
    Hoje 11/10 - 00:55 hrs foi aprovado na Câmara uma verba de R$ 345. ( Milhões) destinada a construção de navios patrulha de 500 t., Você saberia informar se este dinheiro destina-se término das que ficaram ( estão) no EISA ou são para novos, pois ainda temos 4 inacabados.

    • 11/10/2018  9:54 by Luiz Padilha Responder

      Em tese seria para terminar os que foram iniciados, porém, existe um novo projeto. Uma nova licitaçao pode surgir para o novo modelo.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.