NPqHo-Vital-de-Oliveira-5

Brasília, 26/11/2015 – A Marinha do Brasil começa nesta quarta-feira (26) o trabalho de exploração da área afetada pela lama tóxica do desastre ambiental acontecido no estado de Minas Gerais que chegou ao mar do Espírito Santo esta semana. O navio de pesquisa Vital de Oliveira parte de Vitória na manhã de hoje (26) e, até o dia 30, coletará dados para qualificar e quantificar os danos ambientais no local.

O navio levará 130 profissionais, entre militares da Marinha do Brasil e pesquisadores de diversas universidades federais, para verificar o impacto que os rejeitos de mineração – que têm altas taxas de materiais pesados – podem causar na fauna, flora e na comunidade de Linhares (ES), maior área atingida até o momento.

Segundo o Capitão-de-Fragata Aluizio Maciel de Oliveira Júnior, comandante do navio Vital de Oliveira, “levaremos cento e dez militares da Marinha, com quarenta especialistas no assunto, para fazer coleta de água e solo para análise laboratorial e verificação de se houve ou não contaminação pelos minérios”, explicou.

NPqHo-Vital-de-Oliveira-3

O secretario da SEAMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Rodrigo Júdice, relatou a participação da Marinha na operação. “Quando o Estado do Espírito Santo solicitou ajuda ao Ministério da Defesa, foi prontamente atendido. O trabalho da Marinha vai nos ajudar a analisar os danos causados para que exijamos da empresa Samarco o devido ressarcimento”, disse.

As equipes de pesquisadores analisarão as consequências do desastre na fauna, na flora, no estuário do Rio Doce, além dos efeitos socioeconômicos – o impacto para a população de pescadores e para o turismo de Linhares -, dentre outras frentes de estudo. O navio, que possui equipamentos de última geração e três laboratórios de análise, fará o primeiro mapeamento até o dia 30 de novembro. No mês de dezembro, volta ao local para dar continuidade aos estudos. “Trabalharemos todos os dias, 24 horas, para buscarmos soluções de forma mais rápida possível”, encerrou o capitão Aluizio.

FONTE: Asscom

 

11 Comments

 

  1. 27/11/2015  13:34 by SPECTRE Responder

    Não querem apurar e divulgar a VERDADE ,,,*O MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DO MUNDO* O ¨¨acordo¨¨ de 1 BILHÃO foi feito as pressas antes de saber a real dimensão e profundidade do estrago ambiental......vejam um estrago ambiental muito menor nos E,U.A. a MULTA foi de 20 BILHOÊS DE DÓLARES ...fora AS INDENIZAÇÕES .....BRASIL VERGONHA

  2. 26/11/2015  19:21 by Andre Responder

    O inicio da carreira do Vital está sendo agitado.

  3. 26/11/2015  19:08 by Marcos Henrique Responder

    Disse em outro post e repito...esse navio se não me engano é o mais novo da frota...na falta de meios.....deveria ser armado com armament9s.de.meios.desativados e seus tripulantes deveriam treinar a utilização de seus modernos intrumentos tb para o combate....(onde a vida imita a arte)..... em startrek todas as naves de pesquiza da federação são armadas para sua defesa e são acionadas se assim for necessário....

  4. 26/11/2015  15:35 by Celso Responder

    Continuem deletando o q escrevo...mas nao tem como amenizar o q escrevo..isso eh crime e a ministra inutil do meio ambiente deveria ser demitida para comecar ....dizer em entrevista q isso foi uma tragedia.......arghh.....ela tenta amenizar aquilo q se configura como CRIME. Um governador comprometido q deu entrevista na sede da samarco entao nem se fala.... ja deveria ser no minimo defenestrado....acabaram c o rio doce e tudo a sua volta tao cedo nao estara normalizado nos proximos 30 anos....Brasil, pais de t......s

      • 27/11/2015  9:54 by Celso Responder

        Guilherme, ah um delay qdo escrevo e envio, mas isso nem sempre ocorre. Infelizmente, a indignacao eh mais rapida e nem sempre o q escrevo eh publicado de forma rapida. Agradeco sua atencao.....nada contra, muito pelo contrario...mas a indignacao, esta sim eh verdeira e sincera.....eu e milhoes ja cansamos destas palhacadas praticadas por estas autoridades e sua forma de induzir a opiniao publica. Sds

  5. 26/11/2015  15:31 by Celso Responder

    Brasil, pais de tolos...ministros canallhas, governador do PT c rabo preso e comprometido da entrevista na sede da samarco,.....sem mais comentarios. Acabaram c o Rio doce....isso nao eh tragedia ou acidente como querem nos fazer acreditar..isso eh CRIME e ainda vai sepultar muitas vitimas .

  6. 26/11/2015  15:27 by Celso Responder

    Soh agora vao dar alguma satisfacao........e ainda vem ministra falando q isso foi acidente......descarada...isso foi um crime no minimo.....tem q apresentar uma carta de d demissao ou ser demitida urgente, o Brasil clama por isso.......e o q dizer entao do governador de minas (PT) deu entrevista na sede da samarco.....para mim isso eh uma tremenda bofetada na cara da sociedade e demonstra o total descomprometimento destas autoridades c a populacao de seu estado e do Brasil.....da nojo de ler e ver como estao mentindo e manipulando a populacao , ja basta o cala boca q deram na midia em geral.

  7. 26/11/2015  14:08 by Wellington Góes Responder

    Mais um ou dois deste navio seria importantes para um levantamento e estudos ainda mais aprofundados da costa brasileira, além de áreas marítima de nosso interesse (ZEE).

  8. 26/11/2015  12:58 by Leonardo Rodrigues Responder

    Visitei ele aqui em Natal é impressionante.

  9. 26/11/2015  11:59 by Renato de Mello Machado Responder

    é eu vi ele atracando,fiquei curioso mas nâo liguei ao "acidente"e nem precisa de análise para ver quê chamando o acontecimento de desgraça eu tô até elogiando.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.