No dia 2 de agosto, a Aviação Naval realizou a transferência do helicóptero Bell 206B Jet Ranger III N-5044, de fabricação norte-americana, designado na Marinha do Brasil (MB) por IH-6B, para o Museu Militar do Exército Brasileiro, localizado no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté–SP.



Adquirido pela Marinha no ano de 1985, visando incrementar a Instrução de Voo em Asas Rotativas da MB, o IH-6B N-5044 foi inicialmente incorporado ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1). Em abril de 2008, foi transferido para o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, onde permaneceu até outubro de 2011, quando retornou ao HI-1.

Porém, em virtude de recorrentes panes estruturais, o “Garça 44”, como era conhecido, foi retirado da linha de voo em 2012, tendo acumulado 6.638 horas de voo.

Para efetuar a doação do IH-6B ao Exército Brasileiro, o helicóptero passou por reforma efetuada pela Superintendência Industrial da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

A aeronave é simbolicamente importante para o Exército, pois na década de 80 auxiliou na formação de oficiais aviadores e praças especializados em Aviação, quando da retomada da Aviação por aquela Força.

FONTE e FOTO: MB



 

1 Comment

 

  1. 08/08/2018  13:45 by rafaeL Responder

    Sem brincadeira ! Na toada que vai daqui uns dias todos os meios do EB,Marinha e Aeronautica vai tudo pro museu

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.